10.17.2010

Relaxamento dos pés: Reflexologia


Os pés suportam o peso do corpo, percorrem os caminhos necessários e sofrem com os calçados desconfortáveis ou de salto alto. Não é à toa que, no fim do dia, os pés ficam cansados e doloridos. E é por meio deles que uma terapia promete trazer relaxamento e ainda aliviar problemas causados pela correria do dia-a-dia, como estresse e ansiedade. (Augusto Yashiro)
A reflexologia podal, ramo da reflexologia mais difundido (a técnica também pode ser aplicada em outras áreas do corpo, como mãos e orelhas), considera que todo o corpo está relacionado aos pés. Consiste em massagear pontos específicos ligados a cada um dos órgãos. "Ativa os pontos energéticos para relaxar, limpar o corpo das toxinas e melhorar a circulação. Traz equilíbrio físico, mental, fisiológico e espiritual", diz a terapeuta Sandra Carvalho Peixoto, da Reabilita Terapias Naturais.
Não há como afirmar qual civilização é a precursora dessa prática milenar. Entre os candidatos estão os egípcios, os incas e os monges budistas indianos, que teriam levado o conhecimento à China. A difusão e o aprimoramento no ocidente ocorreram principalmente no século passado e estão atrelados aos nomes dos médicos William Fitzgerald e Joe Shelby Riley, e da terapeuta Eunice Ingham, que fundou o Instituto Internacional de Reflexologia, na Inglaterra.
No Brasil, a reflexologia espalhou-se pelos spas e tem conquistado adeptos. "É principalmente uma massagem preventiva, porque ajuda os órgãos a entrarem em sintonia e a trabalharem em conjunto", afirma a terapeuta Márcia Keiko Mori Higa.
A técnica
A terapia baseia-se em massagens com as mãos, pressionando cada um dos muitos pontos encontrados no pé e listados em um mapa. A maior parte dos órgãos está representada nos dois pés. "As diferenças são que, no pé direito, ficam exclusivamente os pontos do fígado e da vesícula biliar, enquanto no esquerdo, o do baço", complementa Sandra.
Entre os benefícios apontados estão alivio de dores de cabeça ou de coluna, diminuição de acne e tratamento de depressão. "É uma terapia excepcional para as mulheres, porque sofrem muitas alterações durante o mês. A reflexologia feita com regularidade diminui as cólicas, regulariza o ciclo menstrual e reduz os efeitos da tensão pré-menstrual", indica o terapeuta Augusto Yashiro, do Buddha Spa.
A quantidade de sessões e o intervalo entre elas variam de acordo com a necessidade do paciente. O valor de cada aplicação sai, em média, por R$ 80.
Vale lembrar que há contra-indicações. Pessoas com câncer, pressão alta não-controlada e grávidas devem deixar a técnica de lado. "No caso das gestantes, o problema é que massagear alguns pontos pode até estimular um aborto", alerta Márcia.
Dor
A reflexologia acredita que existe uma circulação de energia vital pelo corpo. O seu excesso ou a sua falta ficam caracterizados de acordo com o tipo de dor que se sente quando as regiões são pressionadas.
De acordo com o terapeuta Yashiro, a sensação de dor aguda, como uma alfinetada, significa que o órgão correspondente à área está em desarmonia. "Pode ser temporária e causada por uma situação que a pessoa tenha sofrido recentemente ou em outro período da vida."
Se for densa e se espalhar pelo pé, quer dizer que há excesso de energia e o problema pode ser resolvido com mais estímulos na massagem. Casos de insensibilidade normalmente referem-se a uma deficiência energética. "Nesse caso, deve-se estimular o local para que haja um fluxo maior e contínuo no órgão e, assim, funcione corretamente."
Dores suportáveis são sinônimos de que a desarmonia não é tão acentuada. Também podem ser um registro de problemas do passado, que deixaram sequelas, como dor na área dos ouvidos em quem tem labirintite. "Várias agulhadas significam que o órgão pode ter um problema e deve-se procurar um médico", aconselha Yashiro.
Faça você mesmo
Quem não tem tempo ou dinheiro para beneficiar-se com o trabalho de um terapeuta pode fazer uma automassagem diariamente. No entanto, os especialistas avisam que ela deve ser de relaxamento e não de reflexão, já que pressionar as regiões certas com a intensidade exata não é tarefa fácil.
Após a agitação do dia, faça um escalda-pés com água morna por cerca de dez minutos. Essa técnica está em evidência por causa da novela global Caminho das Índias, de Glória Perez. Vira-e-mexe os personagens banham os pés com o intuito de eliminar os maus fluidos que os "sinais nada auspiciosos", como dizem, podem trazer.
Em seguida, seque bem os pés e espalhe um creme hidratante. Reserve mais dez minutos para massageá-los por completo com movimentos de deslizamento. "Pode sentar-se e apoiar os pés em uma bola de tênis, fazendo movimentos para frente e para trás", recomenda Márcia. Uma forma de evitar inchaços nas pernas e pés é elevá-los por cerca de 15 minutos. "É ótimo para ativar a circulação, principalmente para quem fica o dia inteiro sentado ou de pé".

Nenhum comentário: