5.24.2011

BEBÊS NASCIDOS DE CESARIANA TÊM MAIOR RISCO DE OBESIDADE

Pesquisa revela que bebês nascidos de cesariana têm maior risco de obesidade

Confira o resultado de um estudo realizado pela USP.

Acredite se quiser: o parto normal traz muito mais benefícios à saúde do seu filho do que se pode imaginar. Um estudo realizado pela USP (Universidade de São Paulo) aponta que as chances dos bebês que nascem de parto cesariana ficarem obesos na fase adulta são 58% maiores do que os que nascem de parto normal.
Segundo a autora do estudo, Helena Ayako Sueno Goldani, no parto cesariana não acontece o contato do bebê com a flora vaginal materna. Este contato, diz a pesquisadora, parece ser importante para o desenvolvimento da flora intestinal do recém-nascido. A pesquisa levantou a hipótese de que algumas bactérias presentes no canal do parto teriam efeito benéfico por meio de uma estimulação balanceada do sistema imunológico do recém-nascido.
“Com isso a criança tem afetado o seu metabolismo de acolhimento e de armazenamento de energia e, consequentemente, isto pode ter um impacto sobre o desenvolvimento da obesidade”, revela Helena.
O estudo foi coordenado pelo professor Marco Antonio Barbieri, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, e contou com a participação de 2.057 pessoas de 23 a 25 anos de idade, nascidas na cidade de Ribeirão Preto (interior de São Paulo). Estas pessoas foram acompanhadas desde o momento do parto, quando foram coletados dados das mães e dos filhos, incluindo histórico médico e antropométrico.
A pesquisadora justifica a importância de se pesquisar essa relação, pois outros estudos já revelaram que alterações na microbiota intestinal podem estar ligadas a algumas condições inflamatórias crônicas comuns no mundo ocidental, entre eles a obesidade, alergias, doença de Crohn e até a diabetes tipo 1.
“Alguns estudos já mostraram que a presença de bactérias intestinais durante os três primeiros dias de vida foram influenciadas pelo tipo de parto. Por meio de biologia molecular de amostras fecais de crianças nascidas por cesárea ficou evidente uma ausência substancial de bifidobactérias e isso pode ter um impacto significativo sobre as funções imunológicas do bebê”.

Nenhum comentário: