2.26.2013

Anvisa suspende venda e uso do medicamento Diurisa

Segundo a agência, fórmula foi modificada sem autorização.
Medida foi publicada no Diário Oficial da União.

Do G1, em São Paulo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu nesta terça-feira (26) a venda e o uso do medicamento Diurisa, produzido pela Eurofarma Laboratórios. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e já está em vigor.
Segundo a agência, a suspensão do uso foi decidida porque o laboratório alterou os “excipientes” – substâncias usadas para dissolver o medicamento –, a embalagem e a forma do remédio sem autorização. Todos os lotes do Diurisa no mercado foram suspensos.
O Diurisa é um diurético composto pelas substâncias furosemida e cloridrato de amilorida e era usado para reduzir inchaços de origem circulatória, renal ou hepática, nos casos em que um diurético seja indicado.

Diurisa

Diurisa com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Diurisa têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Diurisa devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Apresentação de Diurisa

Comprimidos - Embalagem com 20 comprimidos USO ORAL USO ADULTO - COMPOSIÇÃO Cada comprimido contém: Furosemida 40 mg Cloridrato de amilorida crist. 10 mg Excipientes q.s.p. 1 comprimido Excipientes: lactose, estearato de magnésio, laurilsulfato de sódio, talco, amido.

Diurisa - Indicações

Edema de qualquer origem: circulatório, renal e hepático. Particularmente indicado nos edemas refratários aos tratamentos habituais e quando o uso prolongado de diurético é indicado.

Contra-indicações de Diurisa

O produto é contra indicado: no primeiro trimestre de gravidez, Insuficiência renal com anúria, Coma hepático, distúrbios graves do equilíbrio eletrolítico.

Advertências

Em pacientes com função renal precária a administração de Diurisa® deve ser feita sob controle, pois, poderá haver elevação dos níveis plasmáticos de potássio.

Uso na gravidez de Diurisa

Informe ao médico ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao seu médico se está amamentando.

Interações medicamentosas de Diurisa

A furosemida inibe a atividade dos anticoagulantes orais devendo os doentes em uso destes medicamentos efetuar provas de coagulação periódica. A toxidade digitálica pode ser aumentada assim como pode precipitar o aparecimento de anitúrias em pacientes portadores de isquemia cardíaca. A furosemida, em função de diminuir a resposta das artérias as aminas depressoras, deve ser descontinuada com uma semana de antecedência em pacientes que irão submeter-se a uma cirurgia. Em pacientes sob tratamento com lítio a administração de diuréticos somente será feita com cuidado porque podem reduzir a excreção de lítio, aumentando seus níveis séricos. A probenecida inibe a secreção da furosemida, em qualquer concentração plasmática. A nefrotoxidade produzida pela cefaloridina é acentuada pela furosemida e deve-se ser prudente ao usar qualquer cefalosporina juntamente com furosemida.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Diurisa

São raríssimas as manifestações colaterais com o uso do Diurisa®. Dificilmente ocorre necessidade de suspensão de seu uso. Entretanto, náuseas, vômitos e distúrbios gastrintestinais podem ocorrer num pequeno número de pacientes. Nem toxidade renal ou hepática, nem discrasias sangüíneas foram associadas ao uso de amilorida ou furosemida.

Diurisa - Posologia

1 comprimido uma a três vezes ao dia. Dependendo do critério médico, a administração poderá ser feita em dias alternados.

Superdosagem

Sintomas de superdosagem inclue desidratação, redução do volume do sangue, hipotensão, distúrbios no equilíbrio eletrolítico, hipotasemia. Como não existe antídoto específico, o tratamento é de suporte, repor o líquido e eletrolítico perdido. Determinar com freqüência: o teor de eletrolíticos e o nível de dióxido de carbono no soro e pressão sangüínea.

Características farmacológicas

Diurisa® é uma associação de um diurético de grande potência natriurética e caliurética, Furosemida, com outro de pequena ação natriurética e com capacidade de poupar potássio ao nível do túbulo distal, a Amilorida, impedindo a troca de potássio e íons hidrogênio por sódio, a amilorida além de prevenir o aparecimento da hipocalemia, ainda corrige a alcalose metabólica, principalmente a que decorre da perda urinária de potássio provocada quer por hiperaldosteronismo, quer por uso de diuréticos com intensa ação natriurética. A amilorida não tem efeito depressor sobre a filtração glomerular, o que permite seu emprego em indivíduos com funçao renal diminuída. Esta associação, pois aproxima-se da ideal.

Diurisa - Informações

- AÇÃO ESPERADA DO MEDICAMENTO Diurisa® atua inibindo o transporte ativo de cloro na porção espessa da alça de Henle e desta maneira, promovendo um aumento na eliminação de água e sódio pelo rim. - CUIDADOS DE ARMAZENAMENTO Conserve em lugar fresco e ao abrigo da umidade. - PRAZO DE VALIDADE Desde de que observados os devidos cuidados de conservação, o prazo de validade do produto é de 48 meses, contados a partir da data de fabricação impressa em sua embalagem externa. - GRAVIDEZ E LACTAÇÃO Informe ao médico ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao seu médico se está amamentando. - CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÃO Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. - INTERRUPÇÃO DO TRATAMENTO Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. - REAÇÕES ADVERSAS Informe ao seu médico o aparecimento de qualquer reação desagradável, tais como: náuseas, diarréia, erupções cutâneas e perda de apetite. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. - CONTRA-INDICAÇÕES E PRECAUÇÕES O uso deste medicamento é contra-indicado: no primeiro trimestre de gravidez, insuficiência renal com anúria, coma hepático, distúrbios graves do equilíbrio eletrolítico. Em pacientes com função renal precária a administração de Diurisa® deve ser feita sob controle, pois, poderá haver elevação dos níveis plasmáticos de potássio. Durante o tratamento com Diurisa® aconselha-se alimentação rica em verduras e frutas (especialmente frutas cítricas, bananas, suco de tomate, melão, etc.). Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.

Nenhum comentário: