Rio -  Comemorar 448 anos é para poucos, e o Rio merece festa à altura. Nesta sexta-feira, cariocas e turistas poderão celebrar a cidade em eventos para todos os gostos, especialmente programados para a data.
E como música não pode faltar nos festejos, a estação do bondinho do Pão de Açúcar, na Praia Vermelha, vira palco do show do grupo Choro na Praça. A apresentação, a partir das 13h, é gratuita.
No Largo da Carioca, mais festa com o Cordão da Bola Preta, que recria o clima de Carnaval a partir das 14h. Antes, ao meio-dia, haverá a bênção do arcebispo Dom Orani Tempesta, diante da imagem de São Sebastião.
Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
O sol de fim de tarde refletido nas janelas do novo Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá: beleza natural | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
Em seguida, como não pode faltar parabéns para a aniversariante, um bolo de dez metros de comprimento será cortado pelo prefeito Eduardo Paes e pelo jogador Zico, que será homenageado pelos seus 60 anos.
A abertura do evento será às 11h, com a banda Marcial Dragões Iguaçuanos, do Colégio Novo Horizonte, de Nova Iguaçu. A festa é promovida pela Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (SARCA).
No Aterro do Flamengo, também haverá missa pelo aniversário da cidade, às 10h, seguida de momento cívico em frente ao monumento a Estácio de Sá. Os participantes ainda poderão dar um abraço simbólico ao monumento, erguido em homenagem ao fundador da cidade. A banda militar do Corpo de Bombeiros encerra a festa.
Para quem quiser aprender um pouco mais sobre a história e a cultura do Rio, vale a pena participar do evento Roteiros Geográficos do Rio, que promove dois circuitos que são feitos a pé, para divulgar pontos importantes da cidade. O Circulando pelo Campo de Santana — da Proclamação da República e de São Jorge Guerreiro, reunirá visitantes às 10h no Centro Cultural Light (Av. Marechal Floriano 168).
O itinerário passa por museus e centros históricos que retratam as festividades e rituais mais importantes da história do Brasil imperial, ocorridos na cidade.
Já a partir das 20h, o visitante poderá ter uma visão diferente do Rio com o roteiro Caminhando Entre Luzes no Centro do Rio à Noite, um declicioso passeio sob cores e luzes especiais. O ponto de encontro é na Casa França-Brasil, ao lado do CCBB. Todos os eventos são gratuitos.