2.25.2013

DESVENDE OS MISTÉRIO DE UM BOM PÃO CASEIRO

Desvende os mistério de um bom pão caseiro

Por mais que você siga a receita direitinho, o seu pão nunca fica exatamente do jeito que você imaginou? A solução para este problema pode estar aqui!

Você é uma daquelas pessoas que fica irritada quando segue passo a passo uma recita que acaba dando errado? Ou, que fica muito chateada por que depois de ter passado horas preparando um pão diferente ele estragou em dois dias? Tudo bem, fazer um pão pode ter lá os seus segredos. E para que você acerte na próxima receita desvendamos todos eles.

Confira:

- A farinha

A qualidade deste ingrediente é extremamente importante, pois dela depende o resultado final da receita. Para a preparação de pães artesanais recomenda-se sempre o uso das farinhas de qualidade superior. É aconselhável ter sempre à mão uma quantidade extra de farinha para auxiliar na tarefa de amassar e sovar a massa.

- O fermento

O melhor é optar pelo fermento biológico fresco e pelo fermento biológico seco. Ambos têm o mesmo rendimento e são trabalhados da mesma forma. Quando desejar substituir um pelo outro, considere que 15 gramas de fermento biológico fresco equivalem a 1 colher de sopa de fermento biológico seco.

- Para glacear

Tudo vai depender do seu objetivo. Veja:

- Com ovos inteiros: A casca fica dourada.
- Com leite: A caca fica mais escura.
- Com gema: A casca fica brilhante.
- Com água e sal: A Casca fica crocante e opaca.
- Com fécula de milho e água: A casca fica macia e com pouco brilho.

- Conservação

Geralmente, os pães devem ser consumidos no mesmo dia em que são preparados, mas em alguns casos, como os de grandes e de miolo mais compacto, podem ser consumidos em até dois dias.

De qualquer maneira, é possível preparar pães para toda a semana, já que todos os tipos de massa podem ser congeladas. Divida a receita em porções e congele em plásticos separados.

- Temperaturas

Para o crescimento da massa a temperatura deve ser morna e não quente, pois o excesso de calor fará com que a massa seque demais.

Quanto ao forno, deve-se respeitar a temperatura indicada na receita, considerando que cada tipo de pão tem a sua temperatura própria.
 

Nenhum comentário: