3.03.2013

Comissão Europeia autoriza primeiro medicamento para reduzir consumo de álcool em dependentes

Um estudo clínico com 2.000 pacientes mostrou que o consumo de álcool reduziu em 60% dos pacientes após seis meses de tratamento com a droga

  • Um estudo clínico com 2.000 pacientes mostrou que o consumo de álcool reduziu em 60% dos pacientes após seis meses de tratamento com a droga
A Comissão Europeia confirmou, segundo o jornal El País, a autorização concedida em dezembro pela Agência Europeia de Medicamentos para o remédio nalmefene, o primeiro medicamento para reduzir o consumo de álcool em pacientes dependentes da substância.
Segundo a empresa, o medicamento, também chamado de Selincro, "oferece uma nova abordagem terapêutica para o tratamento de adultos alcoólatras que apresentam riscos pelo elevado consumo de álcool".
Um estudo clínico com 2.000 pacientes mostrou que "o consumo de álcool reduziu em 60% dos pacientes após seis meses de tratamento" e 40% no final do primeiro mês.
Enquanto a conclusão das negociações sobre preços não é finalizada, a farmacêutica Lundbeck espera que o medicamento esteja no mercado ainda em 2013.
Anders Gersel Pedersen, vice-presidente executivo e chefe de pesquisa e desenvolvimento da Lundbeck, explica que o remédio age sobre os circuitos de recompensa do cérebro, que é mal regulamentado em pacientes com dependência de álcool. Portanto, a droga "reduz o desejo de beber álcool", explica ao El País.
O paciente deve tomar um comprimido do medicamento quando sentir que corre o risco de beber.
(Com El País)
Ampliar

Veja os destaques do UOL Saúde (2013)47 fotos

46 / 47
1.mar.2013 - Uma luva digital capaz de diagnosticar um infarto em menos de quatro minutos passou a ser utilizada essa semana em uma unidade de regate avançada da rede SUS (Sistema Único de Saúde), na cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Ela substitui um aparelho de eletrocardiograma convencional, e pode ser usada mesmo sem a presença de um médico. O aparelho é vestido pelo paciente, e colocado sobre seu peito. Os eletrodos espalhados na luva captam os sinais e enviam para um notebook via bluetooth, sem utilizar fios Leia mais Divulgação/Imprensa SPDM

Nenhum comentário: