5.29.2014

Joaquim Barbosa vai se aposentar do Supremo em junho,

Joaquim Barbosa vai se aposentar do Supremo em junho

Magistrado se reuniu nesta quinta (29) com o presidente do Senado.
Ao final da audiência, peemedebista relatou o motivo da reunião.

Do G1, em Brasília
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta quinta-feira (29) que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, deixará o comando da Corte e se aposentará em junho. Renan se reuniu na manhã desta quinta com o magistrado, no gabinete da presidência do Senado, e ao final do encontro relatou a repórteres o teor da conversa.
"É um motivo surpreendente e estranho. O ministro veio se despedir. Ele estará deixando o Supremo Tribunal Federal. Ele falou que vai se aposentar agora, no próximo mês.
Barbosa está no comando da Suprema Corte desde novembro de 2012. Seu mandato à frente do tribunal terminaria somente em novembro deste ano. A assessoria do STF não confirma a aposentadoria do ministro.
Antes de se reunir com o presidente do Senado, Joaquim Barbosa teve uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. A assessoria da Presidência não confirma o motivo do encontro.
Depois da reunião com Renan Calheiros, o ministro do STF foi se reunir com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). No caminho entre o gabinete da presidência do Senado e o da Câmara, Barbosa afirmou a jornalistas, no Congresso Nacional, que a aposentadoria não tem data definida e que comentará "em momento oportuno" o assunto. Ele, no entanto, não confirmou ou negou a aposentadoria.

Nenhum comentário: