8.25.2014

MITOS E VERDADES SOBRE SILICONE E AMAMENTAÇÃO



Mitos e verdades sobre silicone e amamentação
As mulheres que ainda não tiveram filhos e pretendem ser mamães não precisam deixar de lado a vaidade ou o desejo de fazerem uma cirurgia plástica. Ao contrário do que muitas pensam, o implante de prótese de silicone não atrapalha em nada a amamentação.


Uma das cirurgias mais procuradas nos consultórios de cirurgia plástica, a mamoplastia de aumento ainda é rodeada de mitos. Um dos mais comuns é o de que a prótese de silicone interferiria na produção e excreção do leite, bem como alteraria seu gosto e qualidade. Porém, o silicone é um gel de alta coesividade que não ultrapassa a prótese. Além disso, o implante fica abaixo da glândula mamária e, assim, não tem nenhum contato com o leite.

No entanto, para que a prótese de silicone não interfira, de fato, na amamentação, é preciso ressaltar alguns fatores. “Quando o implante escolhido pela paciente é maior do que o recomendado pelo cirurgião, há o risco de o silicone comprimir os canais por onde o alimento é transportado, dificultando a sua passagem. Mas vale ressaltar que trata-se uma possibilidade remota, uma vez que o organismo tem uma enorme capacidade de adaptação e, com as inovações tecnológicas na fabricação das próteses e nos procedimentos cirúrgicos, torna-se cada vez mais raro o desenvolvimento de problemas na amamentação”, explica o diretor clínico da Dream Plastic, Fabricio Veloso.

Outro fator a ser levado em consideração é o local em que é feita a incisão. No caso da areolar – em que a prótese é inserida pela aréola – o corte é feito nos ductos, as vias por onde o leite transita. Devido à incisão, esses ductos podem ser prejudicados, dificultando a passagem de leite e a até mesmo a sua produção. Entretanto, até mesmo nesses casos, a incidência de problemas é baixa.

Para quem já colocou os implantes, recomenda-se aguardar pelo menos quatro meses após a cirurgia antes de engravidar, sem correr qualquer risco durante a gestação e sem prejudicar o aleitamento. Já para evitar estrias, uma vez que durante a amamentação a glândula mamária aumenta de tamanho, o ideal é esperar cerca de seis meses.

Mitos e Verdades

1 - O silicone interfere na qualidade do leite?
Mito. A prótese não tem ligação com a produção do leite materno e a prótese fica abaixo da glândula mamária, não existindo contato entre eles.

2- O silicone pode interferir na produção do leite, para mais ou para menos?
Mito. Em geral, eventualmente, pode haver estímulo à produção de leite, temporariamente, após a cirurgia, o que não representa um risco.

3- Pretendo ter filhos. Devo avisar meu cirurgião plástico antes da cirurgia?
Verdade. Se a gravidez é planejada para um momento perto da data da cirurgia plástica, o melhor é engravidar antes, e somente depois realizar o procedimento estético. Como é do conhecimento de todos, a gravidez altera significativamente a silhueta feminina. Realizar a cirurgia plástica após a gravidez irá proporcionar corrigir a flacidez decorrente do processo de amamentação.

4- Após a amamentação, o formato dos seios com silicone pode mudar?
Verdade. Após a amamentação, com a regressão do desenvolvimento das mamas, as mesmas poderão sofrer alteração no volume, independente de ter realizado cirurgia para implante de próteses.


Opinião de um especialista sobre a matéria:

A prótese de silicone atrapalha na amamentação? O Silicone X Amamentação

Dr. Edilson Pinheiro





O silicone pode atrapalhar a amamentação?Entre todas as dúvidas sobre a prótese de silicone, essa com relação a amamentação é, sem dúvida, uma das mais frequentes. Há sempre receio das pacientes sobre esse tema, e sempre escuto em meu consultório essa pergunta: “Doutor, se eu colocar a prótese de silicone, vou poder amamentar normalmente?”.
O fator que gera essa dúvida, é que as mulheres, em sua maioria não sabem realmente onde a prótese de silicone fica localizada após o implante, e a resposta é: depende! Existem dois possíveis locais para o implante de silicone: Por trás do músculo peitoral (prótese submuscular) e por trás da glândula mamária (subglândular).


Localização da Prótese de Silicone
Agora você deve estar se perguntando: “Qual tipo de implante de silicone eu faço? O submuscular ou subglândular”. Para poder ilustrar melhor a resposta, costumo comparar uma prótese de silicone a um sapato, onde cada pessoa possui um número que fique confortável e se encaixa perfeitamente ao formato do seu pé. Com a prótese de silicone é a mesma coisa, cada pessoa possui uma estrutura particular e única, e a escolha do implante depende disso para aumentar as chances de se obter um seio bonito, natural e firme.
Essa questão sobre a escolha do tipo de implante merece outro artigo aqui no blog, mas vamos nos concentrar na amamentação. Em ambos os casos, não há possibilidade de acontecer qualquer interferência na amamentação, pois a prótese se localiza abaixo do tecido mamário, onde é produzido o leite materno, o que a prótese de silicone faz, é apenas empurrar o tecido mamário para frente. Mas para isso, é preciso que a prótese subglândular tenha um tamanho adequado para o corpo da mulher, pois em tamanho exagerado, pode trazer problemas.
Para sua melhor compreensão, elaborei um vídeo que explica visualmente onde fica localizada a prótese após o implante. Abaixo do vídeo, deixo algumas dicas para reduzir os riscos de que durante a amamentação, os seios fiquem flácidos, pois muitas mulheres ficam com medo de queda das mamas com o peso das próteses.
Agora, o mais importante: O leite materno é essencial para o desenvolvimento e imunidade do bebê! E todas as mamães, com ou sem silicone, devem amamentar seus filhos por, pelo menos, seis meses.
Assista ao vídeo e vejas as dicas abaixo da tela!

Dicas para manter os seios com o melhor aspecto possível antes e depois de amamentar:
- A dica mais importante: O uso do sutiã é essencial! Inclusive para dormir;
- Preparar as mamas no pré-natal para o crescimento das mamas com cremes hidrantes a partir do 6º mês, evitando estrias;
- Mantenha intervalos regulares em cada mama, ou seja, o tempo de amamentação em cada seio deve ser igual. Assim evita-se que as mamas fiquem assimétricas após o período de amamentação;
- Os cuidados com a alimentação são essenciais! Consuma alimentos ricos em proteínas, frutas e verduras;
- Beba muito líquido;
- Mantenha a postura correta, sempre;
- Evite deixar os seios úmidos;
- Para evitar rachaduras nos mamilos: Tente expor os seios ao sol por 20 minutos, não use sabonete para higiene, apenas água e para hidratação, o próprio leite.
Comunicado Importante:
Diante das variações técnicas que existem para a Prótese de Silicone, é importante uma boa avaliação com o cirurgião plástico para definir a técnica mais adequada para cada caso. É importante ressaltar que os cuidados no pós-operatório, bem como a reação do organismo à cirurgia são determinantes para o resultado final satisfatório do procedimento. O risco de complicações ou intercorrêcias pode ser de 1 a 3%.

Agora que você já sabe mais sobre a relação entre a prótese de silicone e a amamentação, pode clicar aqui para saber tudo sobre prótese de silicone, ou clicar aqui para entrar em contato conosoco!


Nenhum comentário: