8.30.2014

Sindicato criado por Chico Mendes critica Marina Silva



Nota da entidade que representa trabalhadores rurais de Xapuri, no Acre, reclama de política ambiental criada pela ex-ministra

Francisco Alves Filho
Acre - O entusiasmo com a candidata Marina Silva (PSB) contagiou boa parte do país, mas no Acre, sua terra natal, a insatisfação com a ex-ministra cresceu nos últimos dias. Depois do debate da Band, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Xapuri divulgou nota com duras críticas a ela.
Para a sindicalista Dercy Cunha, a candidata Marina é contraditória: “Chico Mendes nunca foi da elite”
Foto:  Reprodução
O texto ataca a política ambiental implantada por Marina, ainda em prática. Além disso, a vice-presidente da entidade, Dercy Cunha, lamenta que a candidata tenha se referido a Chico Mendes, criador do sindicato, como integrante da elite. “Ela foi completamente contraditória. Chico nunca fez parte da elite, ele era uma pessoa simples”, desmente Dercy.
A nota diz que as diretrizes governamentais para o meio ambiente, idealizadas por Marina, prejudicam os pequenos agricultores de áreas florestais e favorecem os empresários. “Na intenção de transformar a floresta num santuário, abandonaram à própria sorte os pequenos agricultores que tiram a subsistência da terra”, critica Dercy. Segundo a nota, o manejo da floresta esbarra em um alto grau de burocratização, que só grandes empresas conseguem cumprir para, então, “legalmente devastar”.
As críticas são ainda mais incômodas por partirem de ex-companheiros, do tempo em que a ex-ministra defendia os seringueiros contra a extração indiscriminada de madeira. Dercy conheceu Marina na década de 80, ao lado de Chico Mendes, na criação da CUT do Acre. De lá para cá, reconhece, ela evoluiu bastante, tornou-se ministra e presidenciável com chances reais de ganhar a a eleição. “Pena que esta evolução tenha acontecido sem manter a preocupação com as populações mais pobres que ajudaram nessa trajetória”, diz a sindicalista.
A reportagem de O DIA procurou a assessoria da candidata Marina Silva para se posicionar sobre as críticas do sindicato de Xapuri, mas os assessores não retornaram as ligações.

Nenhum comentário: