9.08.2014

Cantor Miltinho morre no Rio

  miltinho

Segundo filha do intérprete, ele foi vítima de uma parada cardíaca.
Intérprete já gravou com Chico Buarque, Elza Soares e Zeca Pagodinho.



Do G1 Rio


Filha postou homenagem a Miltinho na internet (Foto: Reprodução / Facebook)

Morreu neste domingo (7) no Rio, aos 86 anos, Milton Santos de Almeida, conhecido como Miltinho, que deu voz a sucessos como "Mulher de 30", na década 1960. Segundo uma de suas filhas, Sandra Vergara, o cantor foi vítima de uma parada cardíaca no Hospital do Amparo, no Rio Comprido, Zona Norte do Rio, onde estava internado havia dois meses em tratamento de um problema pulmonar.


 O velório será realizado das 9h às 17h desta segunda-feira (8), na Capela 3 do Memorial do Carmo, Zona Portuária do Rio. Miltinho deixa três filhos e cinco netos.
(No vídeo ao lado, veja entrevista de Miltinho ao RJTV em 2008, quando completou 80 anos.)

Com a música “Mulher de 30”, Miltinho ganhou o reconhecimento do público. Recebeu vários prêmios, participou dos principais programas de televisão da época.

O sambista também animou carnavais com marchinhas como "Nós os carecas". No aniversário de 70 anos, em 1998, lançou o CD "Miltinho Convida", com elenco de alguns de seus aprendizes confessos, como João Nogueira, João Bosco, Luiz Melodia, Chico Buarque, entre outros. Já gravou também com Zeca Pagodinho, Elza Soares, Martinho da Vila, Ed Motta e Mariana Baltar. Como intérprete, lançou João Nogueira e Luiz Ayrão.
'Rei do Ritmo'
"Mulata assanhada", “Palhaçada”, “O conde”, “Laranja madura”, “Volta” e “Menino moça” são outros de seus sucessos, que lhe renderam o apelido de "Rei do Ritmo". "A vida, a meu ver, como ritmista, é um ritmo. Você tem ritmo para andar, para pegar ônibus... Se bobear, tropeça e cai", disse o cantor em entrevista para o documentário "No tempo do Miltinho" (2008), de André Weller. "Eu não sou astro de coisa nenhuma. Sou apenas um mero cantor de samba. O que me honra muito", definiu-se.

Também no filme, vencerdor do prêmio de melhor curta brasileiro no festival É Tudo Verdade de 2009, Elza Soares, uma de suas parceiras, elogia: "A divisão de Miltinho, acho que ele tem ritmo até na ponta da orelha (...) Para mim, ele é único."
De acordo com a filha de Miltinho, ele havia parado de fazer shows há quatro anos, desde quando foi diagnosticado com princípio do mal de Alzheimer.

“Hoje, no horário de visita, a médica nos chamou para dizer que ele tinha falecido por volta das 16h. A gente nem está tendo cabeça para avisar aos amigos e parentes. Por mais preparado que a gente acha que vai estar, a gente nunca está de fato preparado”, disse ao G1 Sandra, muito abalada.

 

Adeus, adeus, adeus
Cinco letras que choram
Num soluço de dor
Adeus, adeus, adeus
É como o fim de uma estrada
Cortando a encruzilhada
Ponto final de um romance de amor
Quem parte tem os olhos rasos d'água
Ao sentir a grande mágoa
Por se despedir de alguém
Quem fica, também fica chorando
Com o lenço acenando
Querendo partir também

Nenhum comentário: