10.23.2014

O Outubro Rosa está acabando, mas os cuidados devem continuar






Campanhas como o Outubro Rosa, Novembro Laranja, Agosto Azul, etc., ajudam na prevenção e conscientização de doenças. 

Manter a saúde em dia é questão trivial para poder ter uma vida boa. Pensando nisso, cada vez mais são desenvolvidas campanhas que façam com que a sociedade lembre-se e mantenha-se sempre alerta para a prevenção de doenças e a manutenção da saúde – e alguns dos principais exemplos de campanhas bem sucedidas são as dos “meses coloridos”, como o Outubro Rosa, que traz consigo a importância dos cuidados com o câncer de mama; o Novembro Laranja, que ressalta os cuidados com o zumbido no ouvido; e o Agosto Azul, que incentiva os homens a tomarem mais cuidado com a sua saúde.
Porém, apesar de essas campanhas ganharem cada vez mais adeptos, é preciso lembrar que os cuidados devem ir além dos “meses coloridos” e continuar durante toda a vida. Ressalta-se a importância dos cuidados com a saúde começarem desde cedo – e sem nenhum motivo aparente, afinal, a prevenção é sempre melhor do que a cura.
Carol Chab, engenheira agrônoma e radialista de 28 anos percebeu isso. “Por ser considerada jovem e saudável, não achei que pudesse desenvolver um problema de saúde – pelo menos não tão cedo. Porém, após engravidar comecei a realizar mais exames – como de praxe na gravidez – e fui diagnosticada com trobofilia – uma grande possibilidade de desenvolver trombose durante a gravidez. Foi um choque”, diz a futura mamãe.
Apesar do susto, o problema de Carol foi descoberto cedo, e isso serviu como um aviso para ela. “Como descobri no início da gravidez que eu tinha trombofilia, pude tomar – e continuo tomando - os cuidados necessários para lidar corretamente com esse problema. Aproveitei esse período para conhecer e conversar melhor com mulheres que também sofrem desse mesmo problema – e algumas delas não foram tão felizes quanto eu: sofreram abortos por não terem sido diagnosticadas a tempo”, comenta a radialista.
E esse é um alerta que serve para toda e qualquer doença: o tratamento, quanto mais cedo iniciado, mais resultado trará. “Esse episódio serviu para me mostrar sobre a importância de manter as consultas médicas em dia, seguir corretamente a orientação dos especialistas e cuidar bem da minha saúde, independente da minha idade. Penso que se a trombofilia fosse descoberta mais tarde, os resultados poderiam ser bem piores – e isso não se resume a ela. Doenças como o câncer de mama, super ressaltado em outubro, também pode ser evitado e tratado com melhores resultados quando descoberto no início. Se a descoberta da trombofilia salvou a minha vida – e a da minha filha, que está por vir, - a do câncer de mama também pode salvar a vida de inúmeras mulheres”,

Nenhum comentário: