11.10.2014

Curando a ressaca

Se você foi a uma festa ou outra ocasião e exagerou nas bebidas alcoólicas, certamente o dia seguinte será de sofrimento e mal-estar. Pode não haver como curar ressaca 100%, de uma hora para a outra, mas há uma série de métodos caseiros e naturais que podem acelerar a recuperação.

curar-ressaca
A recuperação da ressaca pode ser acelerada com remédios caseiros. Foto: iStock, Getty Images

Hidratação é o melhor modo de curar ressaca

Tomar muita água é, indiscutivelmente, o melhor remédio para se ver livre da ressaca logo. Na verdade, você pode começar a se beneficiar da água antes mesmo da ressaca chegar. Se você está em uma festa, procure intercalar um copo de bebida com um de água, e os efeitos do álcool serão menores.
Para descobrir outras receitas naturais para curar ressaca, veja nossas dicas abaixo.

Remédios caseiros para curar ressaca

Mostarda
Um banho de infusão com mostarda em pó e outros sais de banho, se você preferir, pode fazer milagre por seu corpo e curar ressaca. Relaxe na banheira buscando o descanso esquecido na pista de dança. Uma dica importante: não use o condimento feito de mostarda na água da banheira. A mostarda é conhecida ainda por suas capacidades desintoxicantes e melhora da circulação do sangue.
Cafeína
Uma boa xícara de café ou uma lata de Coca-Cola são ideais na manhã seguinte à balada. A espessura dos vasos sanguíneos é aumentada pela cafeína. O álcool os contrai e causa dor de cabeça. Por isso, além de curar a dor de cabeça, a cafeína vai lhe deixar restabelecido rapidinho.
Taurina
Encontrada no fígado, a taurina é um ácido orgânico que está presente também nas bebidas energéticas. É desintoxicante e auxilia ainda na regeneração do fígado afetado pelo álcool. Por isso, tenha sempre na geladeira algumas latinhas de energético para serem ingeridas na manhã seguinte.
Missoshiro
É uma sopa de origem japonesa feita com missô – fermentado de soja, arroz e cevada. Ela auxilia na reidratação do organismo afetado pela ressaca assim como a água. Ainda tem bactérias fermentadas, nutrientes e enzimas que facilitam a digestão.
Água de coco
A água de coco pode ser bem mais eficaz do que água mesmo para curar ressaca, pois possui cinco eletrólitos que estão presentes no sangue – bebidas a exemplo do Gatorade possuem somente dois e a água mineral nenhum.
Assim, a água de coco promove uma reidratação mais rápida. Ela ainda possui açúcares, itens fundamentais quando se trata de reidratação. Além disso, não tem quase nenhuma caloria, 0% de gordura e seu sabor é maravilhoso.
Soro caseiro
Excelente alternativa para curar ressaca e acabar com a desidratação ocasionada pelo excesso de álcool no organismo, o soro caseiro pode substituir a água de coco. Prepare assim: adicione meia colher de chá de sal e duas colheres de sopa de açúcar a dois litros de água. Misture bem e tome.
Raiz-forte
Da mesma forma que a mostarda, a raiz-forte, ou wasabi, é um excelente desintoxicante. Você deve fazer uma infusão e adicionar à água da banheira. Experimente misturar mostarda em pó com wasabi para potencializar o efeito purificante.
Oxigênio
A atividade metabólica é potencializada com o aumento do fluxo de oxigênio no corpo, o que acelera o processamento das toxinas do organismo. Vale toda atividade física, como corrida, natação, musculação, etc.
Mas tenha em mente que não há nenhuma fórmula mágica contra a ressaca. O mal-estar só vai passar quando o organismo se recuperar por completo. Com estas dicas, você pode acelerar este processo.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!

Nenhum comentário: