11.11.2014

PESQUISA MOSTRA QUE PAIS ACHAM QUE CRIANÇAS OBESAS SÃO SAUDÁVEIS

Pesquisa mostra que pais acham que crianças obesas são saudáveis

Embora 94% dos pais entrevistados tenham admitido que o filho fosse obeso ou que estivesse com sobrepeso, eles disseram que encontravam dificuldades para ajudar na mudança de seu comportamento para conseguir controlar o peso.

É muito comum associarmos crianças gordinhas a crianças saudáveis. Os bebês e crianças gordinhas são sempre tidas como mais “fofas” e bonitinhas. Mas, este traço cultural tende a fazer com que os pais não percebam quando o filho está com sobrepeso.

Descobriu-se que 1 em cada 3 pais cujos filhos foram encaminhados para um ambulatório de obesidade, não percebe o excesso de peso do filho como um problema de saúde, sugere um novo estudo, publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics.

Os pesquisadores descobriram que 31% dos pais de crianças obesas ou com excesso de peso consideram a saúde do seu filho excelente ou muito boa, e 28% dos pais não considera o excesso de peso um problema de saúde.

Segundo a pesquisa, a percepção desses pais pode ter alguma relação com “a normalização da obesidade” nos dias de hoje. Como as pessoas se deparam mais e mais com pessoas com sobrepeso ao seu redor, talvez elas não reconheçam mais o excesso de peso e não percebam as consequências médicas para uma criança que permanece acima do peso.

Para determinar como os pais estavam motivados a ajudar a fazer mudanças nos hábitos alimentares e nos níveis de atividade física de seus filhos, os pesquisadores entrevistaram 202 pais cujos filhos tinham sido encaminhados por um médico a uma clínica de obesidade infantil. As crianças tinham idades entre 5 e20 anos, e 94% delas eram obesas.

É preciso manter as crianças em movimento 

O estudo revelou que os pais achavam mais fácil ajudar seus filhos a comerem alimentos mais saudáveis do que incentivá-los a fazer mais exercícios todos os dias.

A pesquisa mostrou que quase 62% dos pais relataram que estavam tomando medidas para melhorar a dieta de seus filhos, aumentando a ingestão de frutas e legumes, e reduzindo o fast food, os doces e os lanches, mas apenas 41% dos pais disseram estar ajudando a criança a aumentar seu nível de atividade física, como caminhar, dançar ou praticar esportes diariamente.

A discrepância entre a prontidão dos pais para fazer mudanças nas dietas de seus filhos em comparação com os níveis de atividade física foi surpreendente. Os pesquisadores disseram que não está claro por que os pais sentiam-se menos confortáveis para incentivar um estilo de vida mais ativo em seus filhos com excesso de peso. Eles sugeriram algumas possíveis razões: barreiras financeiras, o próprio sedentarismo dos pais e o receio sobre a capacidade de seus filhos com excesso de peso de realizarem atividades físicas com segurança.

Os resultados também mostraram que os pais pareciam mais dispostos a fazer mudanças nos níveis de atividade física de seus filhos quando esses eram mais jovens. Já na adolescência, esta tarefa tornou-se cada vez mais difícil. 

Nenhum comentário: