11.14.2014

Ibovespa opera no azul puxado por estatais e Vale

Mercado avalia a postura do governo em relação à política fiscal. Dólar cai, cotado a R$ 2,54

Priscilla Arroyo parroyo@brasileconomico.com.br
Embora a proposta de mudança na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) ­- entendida como a inexistência de uma meta de superávit primário para este ano - não tenha agradado ao mercado, a bolsa ganhou fôlego no fim da manhã e opera em campo positivo. Por volta das 13h, o Ibovespa subia 1,56%, aos 53.294 pontos, impulsionado pelas ações da Vale, Banco do Brasil e Petrobras.
A petrolífera divulgou produção recorde em outubro, que atingiu 2,216 milhões de barris por dia, alta de 0,4% em relação a setembro. Os papéis preferenciais da estatal subiam 1,93%. As ações da Vale, por sua vez, que recuaram na véspera como reflexo do rebaixamento por bancos estrangeiros, passam por ajuste e subiam 1,08%. Já Banco do Brasil ON tinha alta de 3,21%.
De acordo com análise técnica da Guide Investimentos, a tendência do Ibovespa continua sendo negativa. “Apenas com o rompimento da resistência de 54.600 mil pontos, a situação ficará mais positiva. Se acontecer a perda nos próximos dias do importante suporte de 50.500 mil pontos, abriremos espaço para mais quedas, com novo suporte apenas na faixa dos 45 mil pontos”, apontou a corretora.
À frente dos ganhos, Even ON disparava 11,32% após a construtora e incorporadora apresentar avanço de 22% no lucro líquido do terceiro trimestre, na comparação anual. Na sequência, Gol PN avançava 6,07%. Embora a companhia aérea tenha mostrado lucro líquido abaixo do esperado, o resultado operacional superou a expectativa dos analistas.
Nos Estados Unidos, as bolsas bolsas devolvem dos ganhos após terem fechado em níveis recordes na véspera. Por volta das 13h, o Dow Jones caía 0,22%, o S&P recuava 0,26% e o Nasdaq tinha queda de 0,18%.
No mercado de câmbio, o dólar caía 0,43%, cotado a R$ 2,547 na venda.

Nenhum comentário: