2.05.2015

Dossiê shampoo

Desvendamos os principais mitos e dúvidas sobre a lavagem dos cabelos



Mesmo as menos vaidosas convictas não conseguem (e nem podem) ficar sem o shampoo-nosso-de-cada-dia. Há um tempo, a oferta de produtos era razoavelmente baixa e bastava saber se o seu fio era normal, seco ou oleoso para comprar aquele que agradasse ao seu bolso, gosto e olfato (que mulher não escolhe o seu shampoo pelo cheiro?). Mas o tempo passou e uma imensa gama de tipos, cores, texturas e, principalmente, promessas de recuperação invadiram as prateleiras e hoje é possível escolher o produto certo para madeixas tingidas, descoloridas, onduladas, lisas, ruivas, loiras...

Segundo Mônica Bispo, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Natura, o desenvolvimento de matérias primas com efeitos positivos diferenciados e comprovados permitiu essa grande evolução no desenvolvimento de shampoos. E esta evolução se fez necessária porque as mulheres tornaram-se mais exigentes. "Os cabelos, cada vez mais, estão sendo expostos a processos danosos, como alisamentos e colorações, e necessitam de produtos que tragam um benefício superior", completa ela.

Mas, afinal, o que é básico num frasco de shampoo? "Água, agentes de limpeza, agentes para proporcionar um sensorial agradável e facilitar a escovação, fragrância e conservante", responde Mônica. E, embora ele esteja todos os dias lá no seu banheiro, ainda existem dúvidas em torno desse fiel escudeiro.

Tanto os oleosos quanto os secos devem passar pelo shampoo todos os dias

Segundo a enciclopédia virtual Wikipedia, a palavra shampoo vem do indiano chhamna, que significa massagear, apertar com as mãos... Faz sentido! Afinal, qual é a maneira certa de realizar a lavagem dos cabelos? "Deve-se colocar a quantidade de produto nas mãos, e não diretamente nos fios. Aplicar no alto da cabeça e espalhar com movimentos suaves pelo couro cabeludo", ensina a terapeuta capilar Sheila Bellotti. E Mônica Bispo completa: "Sugere-se esfregar o couro cabeludo com a ponta dos dedos e jamais com as unhas". Segundo ela, cabelos oleosos devem ser lavados com água morna, pois a água quente contribui para o aumento da oleosidade.

Quanto ao mito de que os cabelos estragam ao serem lavados diariamente, esqueça! "Tanto os oleosos quanto os secos devem passar pelo shampoo todos os dias", sentencia Rosely Grossmann, gerente de desenvolvimento de produtos da Éh!. O hairstylist Dempsey, da Casa Mauro Freire, em São Paulo, tem uma teoria interessante para a reclamação de algumas mulheres quanto às pontas ressecadas devido às lavagens constantes. "A oleosidade natural dos fios demora mais para chegar até as pontas dos cabelos longos, por isso, quando lavamos os fios todos os dias, a proteção demora mais para percorrer todo o caminho até as pontas", explica.

O próprio desvenda o mistério da lavagem de salão. A sensação de que saímos do lavatório do cabeleireiro com os cabelos mais bonitos acomete 100% das mulheres. "O segredo está no jato de água e na eliminação de todos os resíduos de produto. O excesso é que pesa nos fios, o segredo para uma lavagem perfeita é deixar a água cair e enxaguar muito bem", desmistifica Dempsey.

E a quantidade de shampoo ideal para a lavagem? "O equivalente a uma moeda de R$ 1", diz o hairstylist. E deve-se repetir a operação, sim, como está escrito nos rótulos dos produtos. "A medida é aconselhável", afirma a Dra. Sheila Bellotti. "A primeira lavagem apenas solta a sujeira do couro cabeludo, a segunda é que elimina o que a anterior retirou", arremata Dempsey.

Nenhum comentário: