7.02.2015

ONG americana elege os piores protetores solares para adultos e crianças


Do UOL, em São Paulo
o
  • Reprodução/MontagemUOL
    Alguns dos protetores solares avaliados pela ONG americana "Environmental Working Group" (EWG)
    Alguns dos protetores solares avaliados pela ONG americana "Environmental Working Group" (EWG)
Neutrogena, Coppertone, Banana Boat foram algumas das marcas que se destacaram --negativamente-- em um estudo anual realizado pela ONG norte-americana "Environmental Working Group" (EWG) por não protegerem a pele do sol conforme informações disponibilizadas em suas embalagens e, também, por utilizarem substâncias prejudiciais à saúde em suas fórmulas. Veja a lista completa dos produtos reprovados pela EWG em seu site oficial.
De acordo com a nona edição do "Guia de Proteção Solar 2015 da EWG", elaborado para abordar a eficácia dos produtos na prevenção contra os danos causados pela exposição solar, as versões em spray podem ser inaladas e não cobrem de maneira uniforme e completa a superfície.
O levantamento ainda apontou que dos 1.700 produtos examinados neste ano, 80% deles oferecem proteção solar inferior ao que é informado no rótulo ou contêm ingredientes nocivos à saúde em sua composição. No quesito Fator de Proteção Solar (FPS), segundo eles, valores acima de 50 não protegem muito mais que outros fatores e, ainda, podem conter maior concentração de ingredientes químicos que causam danos à pele.
No que diz respeito à formulação, um dos componentes nocivos seria a oxibenzona, que permite a proteção da pele com relação à incidência de determinadas ondas dos raios solares, mas que pode penetrar nas camadas profundas da pele, fazendo com que uma quantidade significativa da substância permaneça no organismo.
Outro elemento é o palmitato de retinol, uma das formas encontradas do retinol, que é, por sua vez, um micronutriente derivado da vitamina A. De acordo com o estudo, o palmitato de retinol contido nos protetores solares pode aumentar a taxa de aparecimento do câncer de pele.

Ampliar

Veja algumas dicas para ter uma proteção solar mais efetiva10 fotos

1 / 10
Protetor solar: deve conter proteção solar de amplo espectro (contra raios UVA e UVB), FPS mínimo de 30 e ser passado todos os dias, em todas as áreas expostas do corpo. A reaplicação é necessária a cada duas horas, ou em menos tempo quando entrar no mar, na piscina ou transpirar, mesmo se o protetor solar for à prova d?água. Em ambientes fechados, a reaplicação deve ser a cada quatro horas ou 20 minutos antes de se expor ao sol novamente Leia mais Thinkstock

Veja também

Nenhum comentário: