7.02.2015

MAIS MÉDICOS: AVALIAÇÃO

Organização Pan-America de Saúde avalia Mais Médicos em Alagoas

Objetivo da visita é implementar ações para o programa no Estado.
Mais Médicos conta com 220 médicos em 63 municípios em AL.

Michelle FariasDo G1 AL
Representantes da n OPAS visitam Alagoas para avaliar Mais Médicos (Foto: Michelle Farias/G1)Representantes da n OPAS visitam Alagoas para avaliar Mais Médicos (Foto: Michelle Farias/G1)
Representantes da organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) estão nesta quinta-feira (2) em Alagoas para avaliar o trabalho do Programa Mais Médicos, presente em 63 municípios do estado, e que conta com a participação de 220 médicos. Durante a manhã, eles farão um visita ao município de São Miguel dos Campos, onde tomarão conhecimento dos indicadores de saúde e seus respectivos impactos.

De acordo com o coordenador regional da unidade técnica da OPAS, Glauco Oliveira, o objetivo da visitar é saber como está funcionando o programa para tentar implementar novas ações.

“A primeira fase do programa foi a de adaptação. Nós da OPAS, junto com o Ministério da Saúde, acompanhamos os médicos cubanos que estão no Brasil. Essa visita é para identificar o que esta sendo feito para que possamos pensar em novas implementações”, afirma Oliveira.
Glauco Oliveira, coordenador regional da unidade técnica da OPAS (Foto: Michelle Farias/G1)Glauco Oliveira, coordenador regional da unidade
técnica da OPAS (Foto: Michelle Farias/G1)
Ainda segundo o coordenador, eles querem identificar boas práticas e levar para outros gestores. “É a partir daí que podemos pensar em subsídios para outras iniciativas. Isso é fundamental para que o programa atinja o esperado”, garante Glauco Oliveira, ao reforçar que ainda não há novas ações para Alagoas.

A coordenadora estadual dos Mais Médicos, Ivana Pita, diz que o programa conta com 175 médicos cubanos em 57 municípios do estado. “O Mais Médicos possibilitou uma mudança de olhar do gestor, que passou a valorizar o médico no Programa Saúde da Família, reduzindo assim a rotatividade de profissionais, e aumentando a resolutividade nos próprios municípios”, diz.

Ivana destaca que houve uma melhoria muito significativa na área da saúde. “Aumento de consultas, redução de exames e internações, melhora no diagnóstico e pré-natal, diminuição da mortalidade, além de ações de promoção e prevenção”, garante a coordenadora estadual do Programa.

Os representantes iriam visitar outros dois municípios, mas por causa da falta de espaço na agenda dos representantes, apenas um município será visitado.

Nenhum comentário: