10.06.2015

MELATONINA

Dra Paula Leal Pajaro com Jaque Vallentina S e outras 38 pessoas
·
A melatonina é uma substância natural semelhante a um hormônio e é produzida na glândula pineal, localizada em nosso cérebro. Sua produção se dá através de ciclos, de acordo com um ritmo e luz e escuridão que conhecemos pelo nome de ritmo circadiano. Nossa produção se dá de noite e tem seu pico entre as 2 e 3 horas da manhã sendo que logo ao amanhecer essa quantidade e mínima...
A melatonina é sem dúvida a molécula chave que controla o relógio biológico dos animais e humanos.
Recentemente, essa substancia ficou mais cobiçada pois o cientista Vladimir Dilman (São Peterburgo) e sua equipe acrescentaram gotas de melatonina na água de ratos e observou-se que esses animais viveram 25% a mais do que o esperado!!! No mesmo sentido, Walter Pierpaoli outro pesquisador na Itália, ao implantar uma glândula pineal novinha em folha em cobaias velhas obteve cerca de 30% a mais de longevidade nesses animais. Uma pesquisa da universidade da Barcelona mostrou que em cobaias uma dose diária de melatonina + atividades físicas retardou a instalação do mal de Alzheimer, ao contrário de alguns calmantes benzodiazepínicos que podem acelerar a doença. Aqui no Brasil, Mario Peres (Universidade Federal de São Paulo) demonstrou a eficácia da Melatonina contra enxaquecas.

Mas por que a Melatonina estaria relacionada à LONGEVIDADE? Na verdade, a Melatonina é muito eficiente no combate aos radicais livres segundo o pesquisador Russel Reitel – autor do livrovYour Body’s Nature Wonder Drug.
Se não bastasse isso, outras pesquisas já observaram um certo “poder” que ela tem em desacelerar tumor maligno e estimular a multiplicação de células de defesa!
Quando envelhecemos, assim como outras substâncias, a MELATONINA despenca, o que pode explicar a tão conhecida insônia na terceira idade.
Mas então, por que no Brasil é proibido comercialização? Por ainda precisarmos de mais estudos comprobatórios de sua eficácia? Sim, pode ser – PORÉM, a venda de calmantes benzodiazepínicos é crescente e claro de extremo interesse das indústrias. De modo contrário, enquanto no Brasil há um aumento no uso de Benzodiazepínicos, nos países europeus como Alemanha e Inglaterra o consumo caiu 30% na última década.
Por fim, pesquisas demonstram que ao usar a melatonina em pacientes com crises de ansiedade que fazem o uso de antidepressivos, é possível reduzir a frequência dessas crises bem como a quantidade no uso do antidepressivo. Ao reduzir então o antidepressivo, aqueles efeitos colaterais como boca seca e sonolência diurna por exemplo diminuem também.
Na Europa e nos EUA o poder da melatonina já foi reconhecido. Em terras europeias o hormônio é vendido como medicamento e, nos Estados Unidos, como suplemento alimentar. POR QUE que no Brasil ela ainda é proibida? Deixo essa com a Anvisa.

SAIBA AINDA: 

Melatonina

A melatonina é um hormônio natural produzido pelo cérebro durante a noite para ajudar a pegar no sono. Geralmente, a produção de melatonina, que acontece na glândula pineal do cérebro, diminui com o envelhecimento e é, por isso, que os distúrbios de sono são mais frequentes em adultos ou idosos.
No entanto, a melatonina pode ser ingerida na forma de suplemento, como Melatonina Optimum, ou remédios, como Melatonina DHEA, que ajudam a facilitar o sono e que podem ser comprados em farmácias, lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação, por exemplo.

Preço da melatonina

O preço da melatonina é de aproximadamente 50 reais por embalagem, no entanto, o valor pode variar de acordo com o suplemente comprado e a concentração de melatonina por capsula.

Como tomar melatonina

A melatonina para tratar insônia deve ser receitada por um neurologista ou especialista em distúrbios do sono e, normalmente, pode ser ingerida até 3 mg, 1 hora antes de dormir.
A melatonina não faz mal porque é um hormônio natural produzido pelo organismo, no entanto, os suplementos podem provocar alguns efeitos colaterais como dor de cabeça e náuseas. Assim, uma boa alternativa é comer alimentos que contêm melatonina e que ajudam a adormecer. Leia quais os efeitos colaterais da melatonina.
Veja uma receita com alguns dos alimentos que ajudam a pegar no sono:
Conheça os alimentos mais indicados: Alimentos para a insônia.

Para que serve a melatonina

A melatonina, além de ser muito utilizada para ajudar a pegar no sono, também tem outros benefícios que incluem:
  • Controlo na produção de hormônios sexuais femininos;
  • Efeito antioxidante nas células;
  • Fortalecimento do sistema imune.
Devido a estes efeitos, a melatonina, além de tratar a insônia, também pode ser indicada para o tratamento da menopausa, fibromialgia e câncer de mama ou próstata.

Descubra como dormir melhor em: Dez dicas para uma boa noite de sono.

Um comentário:

Melatonina disse...

Olá amigos eu estou usando Melatonina já faz 4 anos e estou tendo ótimos benefícios pois tenho uma noite de sono muito boa.

Acordo bem descansada, isso que durmo apenas 6 horas por noite.

A única dificuldade é para conseguir comprar a Melatonina precisa de Receita Médica, eu estou conseguindo comprar Melatonina sem Receita Médica nessa loja virtual:

ciadosuplemento.com

Eles enviam para qualquer Cidade o Brasil pelos Correios.