10.21.2015

Saiba quais são os sintomas, tratamento e cura para cancer nos ossos

O câncer nos ossos provoca sintomas como dor e inchaço das articulações que podem quebrar facilmente e com frequência, sendo que o diagnóstico e tratamento precoce do câncer ósseo aumenta as chances de cura.
No entanto,o câncer primário ósseo, que é aquele que afeta diretamente os ossos é muito raro, sendo mais comum o câncer secundário. Este tipo de câncer é aquele que antes dos ossos serem afetados ocorreu o desenvolvimento de um tumor maligno em outro órgão do corpo, como pulmão ou próstata e as células cancerígenas do tumor primário espalharam-se para os ossos criando metástases, sendo que na maioria dos casos, não tem cura e, por isso, o tratamento é paliativo para manter o conforto do paciente.

Sintomas de câncer nos ossos

Os sintomas mais comuns de câncer nos ossos incluem:
  • Dor nos ossos: normalmente no inicio, a dor não é constante porém pode ser muito intensa à noite ou quando se mexe as pernas, como para caminhar;
  • Inchaço das articulações: pode surgir um nódulo nas articulações, aumentando a dor e o desconforto principalmente nos joelhos e cotovelos;
  • Ossos que quebram facilmente: a fraturas dos ossos pode ocorrer porque ele está mais frágil, sendo mais comum fraturas do fémur ou da coluna.
Além destes sinais de câncer, o tumor pode levar a perda de peso sem razão aparente, cansaço intenso e febre constante. No caso do câncer se espalhar para outros órgãos, como pulmão por exemplo, pode causar outros sintomas mais específicos, como dificuldade a respirar. Fique alerta a outros sintomas como: Sinais e sintomas que podem indicar o câncer.

Como é feito o diagnóstico do câncer ósseo

Para diagnosticar o câncer que surge nos ossos, o médico tem de observar os ossos do paciente e, geralmente indica a realização de um raio-X para confirmar a suspeita.
Além disso, pode ser importante realizar outros exames complementares, como biopsia para confirmar o diagnóstico de câncer nos ossos.

Tratamento para câncer nos ossos

O tratamento para câncer ósseo é indicado pelo oncologista e depende do tipo de tumor, como condrossarcoma ou tumor de Edwing, por exemplo e do tamanho e da sua localização, sendo que normalmente inclui a realização de quimioterapia, radioterapia e, em alguns casos, a realização de cirurgia para amputar o membro afetado, mantendo, se possível, o máximo da sua funcionalidade.
No entanto, quando o câncer ósseo está numa fase muito avançada, o que ocorre normalmente no câncer ósseo secundário, o tratamento mais comum é o tratamento paliativo, que é feito para manter o conforto do paciente, reduzindo a dor e o desconforto causado pelos sintomas de câncer.
Este tratamento pode ser feito no hospital ou em casa, sendo mantidas todas as medidas que apoiem o paciente na fase final de vida, administrado analgésicos fortes, como morfina para aliviar as dores,aplicando oxigênio para aliviar a falta de ar e iniciando alimentação por sonda para manter o doente hidratado e nutrido. Saiba qual o tratamento mais adequado em cada caso: 

Como é feito o tratamento para câncer nos ossos.

O tratamento para câncer maligno nos ossos pode incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou uma combinação das várias terapias, de modo a remover o tumor e destruir as células cancerígenas, caso seja possível e, normalmente é realizado no Instituto Nacional do Câncer mais próximo do local onde mora o paciente com câncer.
O câncer ósseo tem cura, mas é necessário que ele seja diagnosticado precocemente, causando sintomas como dor, aumento do volume dos membros, dificuldade em movimentar-se ou fraturas frequentes, por exemplo.

Como tratar o câncer nos ossos

O tratamento do câncer ósseo depende do tipo de tumor, do tamanho e da sua localização, sendo que os principais tipos de tumores malignos de origem óssea são os condrossarcomas, osteossarcomas e o tumor de Ewing. Desta forma:
  • Tratamento do Condrossarcoma: afeta as cartilagens e o tratamento mais indicado é a cirurgia para remoção do tumor, pois na grande maioria dos casos a quimioterapia e radioterapia não têm o efeito desejado;
  • Tratamento do Osteossarcoma: o osteosarcoma, normalmente, é tratado com a realização de quimioterapia durante 3 meses antes de fazer a cirurgia para remover o tumor;
  • Tratamento do Tumor de Ewing: o tratamento é complexo e engloba a combinação de radioterapia, quimioterapia e cirurgia.
O objetivo dos tratamentos é destruir as células cancerígenas e remover o tumor, sem ser necessário amputar o membro afetado, sendo em alguns casos, possível colocar um implante metálico ou usar o osso de um doador para manter a funcionalidade do membro e fazer as atividades do dia-a-dia. Saiba mais detalhes sobre o tratamento em: Saiba quais são os sintomas, tratamento e cura para cancer nos ossos.

Origem do câncer ósseo

O câncer ósseo pode ser primário, quando afeta diretamente algum osso, como fémur ou tíbia ou secundário, quando deriva de metástases com origem em outro órgão, como próstata, mama, tireoide, pulmão ou rim, por exemplo.
O câncer pode-se desenvolver em qualquer osso, no entanto, afeta principalmente os ossos mais longos, como os dos braços e pernas, coluna ou bacia.
Além disso, para diagnosticar o tumor maligno é preciso fazer exames de imagem e uma biopsia, para saber se é um tumor benigno ou malígno e adequar o tratamento.

  • Dor nos ossos

    A dor nos ossos pode ser confundida com uma dor muscular ou dor nas articulações, no entanto, a dor nos ossos é caracterizada por uma dor que se mantém mesmo quando se está parado, por exemplo.
    Geralmente, a dor nos ossos não é um sintoma grave, surgindo especialmente no rosto, durante a gripe, ou após quedas e acidentes devido a pequenas fraturas que cicatrizam sem necessitar de tratamento.
    No entanto, quando a dor nos ossos dura mais de 1 semana deve-se consultar um médico ortopedista para diagnosticar a causa e iniciar o tratamento adequado.

    O que pode ser dor nos ossos

    A dor nos ossos pode ser causada por:

    Dor nos ossos por pancadas

    • O que se sente: surge após um acidente, como queda, pancada ou acidente de trânsito, por exemplo, piorando quando se aplica peso sobre o osso afetado.
    • O que fazer: deve-se manter repouso e tomar analgésicos, como Paracetamol, para reduzir a dor e permitir que o osso cicatrize. Caso a dor se mantenha por mais de 3 dias, ou o osso se encontro fraturado, é recomendado ir consultar um ortopedista ou ir ao pronto-socorro.

    Dor nos ossos por gripe

    • O que se sente: normalmente provoca surgimento de catarro e sensação de peso ou osso dolorido no rosto, devido ao preenchimento dos seios nasais por secreções.
    • O que fazer: é aconselhado fazer inalações com soro fisiológico 2 a 3 vezes por dia e beber, pelo menos, 2 litros de água para ajudar a liberar as secreções.

    Dor nos ossos por osteoporose

    • O que se sente: causa principalmente dor nos ossos dos braços e das pernas devido à falta de cálcio e vitamina D, sendo chamada de Osteoporose. Saiba mais sobre esta doença em: Osteoporose.
    • O que fazer: quando se suspeita de falta de cálcio nos ossos é recomendado fazer um exame de densidometria óssea para confirmar o diagnóstico e, depois, aumentar a ingestão de alimentos enriquecidos em vitamina D e cálcio, como ovos, iogurte e queijo, por exemplo.

    Dor nos ossos por infecção dos ossos

    • O que se sente: a infecção nos ossos, também conhecida como osteomielite, pode ser acompanhada de dor em qualquer osso do corpo, febre acima de 38º, inchaço e vermelhidão no local afetado. Conheça outros sintomas em: Osteomielite.
    • O que fazer: é recomendado ir ao pronto-socorro para iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível, evitando complicações como artrite séptica ou amputação.

    Dor nos ossos por metástases nos ossos

    • O que se sente: a dor nos ossos devido a metástases é acompanhada de emagrecimento rápido e cansaço excessivo, aparecendo em pacientes com câncer em outros locais do corpo como mama, pulmão, tireoide, rim ou próstata, por exemplo.
    • O que fazer: é aconselhado consultar o médico oncologista que está orientando o tratamento do câncer. Veja como o tratamento é feito em: Saiba quais são os sintomas, tratamento e cura para cancer nos ossos

    Dor nos ossos por leucemia

    • O que se sente: na maioria dos casos os primeiros sintomas de leucemia incluem dor nas pernas e cansaço excessivo. Veja outros Sintomas de Leucemia.
    • O que fazer: deve-se consultar um ortopedista para despistar outras causas de dor nos ossos e, caso seja necessário, ir a um oncologista para iniciar o tratamento adequado para leucemia.

    Como tratar a dor nos ossos

    O tratamento para dor nos ossos depende da sua causa, mas normalmente pode ser feito apenas com descanso, alongamentos e a colocação de compressas de gelo sobre a região que está doendo.
    No entanto, em outros casos, como infecção ou inflamação, pode ser necessário utilizar remédios antibióticos ou anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Biprofenid, para reduzir os sintomas e resolver o problema.
    Nos casos mais graves, como fraturas, leucemia ou câncer, o médico pode indicar outros tratamento, como cirurgia, para reparação da fratura ou quimioterapia para combater a leucemia e o câncer.

    Quando ir ao médico

    É recomendado consultar um ortopedista ou ir ao pronto-socorro quando a dor nos ossos:
    • Dura mais de 3 dias ou piora ao longo do tempo;
    • É acompanhada por outros sintomas como perda de peso, diminuição do apetite ou cansaço excessivo;
    • Surge após pancadas graves, como acidentes de trânsito.
    Nestes casos, o médico pode fazer exames de sangue, raio X ou tomografia computadorizada, por exemplo, para diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.

Nenhum comentário: