12.04.2016

Manifestantes vão às ruas pela Lava Jato mas não "Fora Temer"


Reuters - Manifestantes tomaram as ruas na manhã deste domingo em Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e outras cidades brasileiras para protestar contra corrupção, com foco em parlamentares e no presidente do Senado, Renan Calheiros.
Com gritos de "fora Renan" e vestidos com camisas verdes e amarelas e da seleção de futebol do Brasil, milhares de moradores do Rio de Janeiro foram a orla de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. O ato a favor da Operação Lava Jato e contra a corrupção no país teve carros de som, faixas e placas com frases de protesto, bonecos infláveis e até um homem à cavalo enrolado na bandeira do Brasil.
O clima ameno e a falta de som favoreceu o protesto, que começou a tomar corpo no final da manhã. A Polícia Militar acompanhou de perto o protesto, mas não foram registrados incidentes. Nem a PM nem os organizadores informaram estimativa de presentes, mas o grupo fechou as duas pistas da orla, entre os postos 5 e 6, em Copacabana.
"Nós não podemos parar e temos que ir até o fim. Aqueles que quebraram o Brasil já saíram , mas ainda tem muita gente ruim e muito ladrão no Congresso para vazar . E agora, com medo das ruas e do povo, tentam na calada da noite intimidar aqueles que estão lutando contra a roubalheira nesse país", afirmou o comerciante Flávio Santos.
Um caminhão com faixas pela intervenção militar também participou do ato. Um papai noel de verde amarelo pedia a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Bandeira gigante verde e amarela com a frase "Congresso Corrupto" foi utilizada no protesto na Paulista. Infláveis com a imagem do juiz federal Sérgio Moro e faixas exaltando sua atuação foram vendidas a R$ 10 cada. "Se levar os dois tem desconto", disse o vendedor.
A atriz Regina Duarte (PSDB) subiu no carro de som e falou ao público. "Os que estão aqui já sabem que precisam estar aqui",
O vereador eleito pelo DEM Fernando Holiday e um dos líderes do MBL afirmou que o protesto não pede a saída do presidente Michel Temer (PMDB).
"Hoje a pauta é contra a lei de responsabilidade, pela saída de Renan Calheiros da presidência do Senado e em favor da Operação Lava Jato", disse Holiday. Apesar de não ser pauta dos movimentos, o G1 encontrou uma manifestante que pedia a saída de Temer.
"Por enquanto não há motivos para o impeachment de Michel Temer. Não há nenhum motivo concreto, nenhum crime de responsabilidade. Mas é claro que, se aparecer alguma coisa nesse sentido, nós naturalmente vamos ter de aderir à pauta", completou.
Atos favoráveis à Lava Jato e contrários às mudanças no texto do projeto de lei “10 medidas contra a corrupção” ocorreram em ao menos nove unidades da federação neste domingo.

Nenhum comentário: