4.14.2018

Baixa imunidade pode ser uma das maiores causas de gripe. Sobre Imunização (passiva e ativa)



 
Especialista fala sobre fatores que podem contribuir com a baixa proteção do corpo humano


Quem nunca pegou uma gripe forte e precisou de muito repouso e medicamentos para se curar? E quem nunca achou que pegou uma gripe porque estava com a imunidade baixa? Mas o que é a imunidade?
A imunidade é a proteção do corpo contra enfermidades e doenças, mais especificamente, as infecções. Algumas pessoas têm uma proteção, mas que não é o suficiente para criar anticorpos que defendam sua saúde de doenças como gripes e infecções de garganta, por exemplo. De acordo com o nutrólogo Maximo Asinelli, vários fatores podem fazer com que a imunidade do corpo seja baixa. ‘‘Variações hormonais, como a menstruação ou uma gravidez, hábitos alimentares não saudáveis e não fazer atividades físicas, podem ser alguns desses fatores’’.
Para tratar esse tipo de sintoma e aumentar a imunidade do corpo, existem vários medicamentos que podem auxiliar na melhora de uma pessoa, mas, na contramão disso, esses medicamentos podem ser prejudiciais à saúde, em outro aspecto, por conter em sua fórmula substâncias não habituais ao corpo humano. Para diminuir os efeitos colaterais, especialistas como Maximo Asinelli indicam o Soro da Imunidade. ‘‘Esse soro é menos agressivo ao corpo humano’’, diz o médico. Para ele, o soro é indicado em vários casos. ‘‘Pessoas que sempre ficam doente, estão com a imunidade sempre baixa e têm dificuldade na reparação dos tecidos da pele, por exemplo, podem tomar esse soro, claro que, se indicado por um médico responsável’’.
O soro da imunidade é aplicado na veia a cada 15 dias e, segundo o nutrólogo, o tratamento pode variar de 4 a 8 aplicações.

Sobre Imunização (passiva e ativa):

A imunização ativa ocorre quando seu organismo adquire a capacidade de produzir anticorpos contra o bioagente patogênico(agente da infecção).
Essa capacidade pode ser adquirida de maneira natural ou artificial.
A natural ocorre quando você entra em contato com o agente, ou seja, o microorganismo entrou no seu corpo e você teve que combatê-lo e a artificial ocorre quando você é vacinado seja por agente atenuado ou morto.

A imunização passiva ocorre quando você recebe anticorpos de uma fonte externa. Esta também pode ser natural ou artificial. A natural ocorre através da placenta ou através do leite materno e, para isso, é preciso que a mãe produza esses anticorpos. A artificial ocorre quando você recebe soro num estabelecimento de saúde contra picada de cobra (anti-ofídico) ou contra tétano (anti-tetânico), por exemplo.

OBS:

A principal diferença entre as duas é que na imunização passiva, caso você entre em contato com o agente infeccioso novamente, você não terá uma resposta ou ela demorará a acontecer. Já na imunização ativa você terá uma resposta rápida e intensa ao entrar em contato com o agente de novo.

  • Imunização passiva: É obtida pela transferência à criança de anticorpos produzidos por um animal ou outro homem. Esse tipo de imunidade produz uma rápida e eficiente proteção, que, contudo, é temporária, durando em média poucas semanas ou meses.
    Imunidade passiva (natural ): É o tipo mais comum de imunidade passiva, sendo caracterizada pela passagem de anticorpos da mãe para o feto através da placenta. Essa transferência de anticorpos ocorre nos últimos 2 meses de gestação, de modo a conferir uma boa imunidade à criança durante seu primeiro ano de vida


  • O sistema imunológico começa a se desenvolver no ser humano a partir de células-tronco quando um embrião com cerca de cinco semanas de idade começa a desenvolver diversos tipos de células e dentre essas, algumas serão desenvolvidas pelo organismo a fim de ter função de defesa do organismo. Quando o indivíduo nasce, o seu sistema imunitário é estimulado pelos germes a que ele está exposto, assim as células começam a produzir anticorpos cerca de seis dias após o nascimento. Ele já está temporariamente imune a algumas doenças, porque sua mãe lhe deu imunidade passiva, enquanto ele estava no útero. Seu próprio sistema imunológico vai continuar a se desenvolver, até atingir 1 ano de idade, onde há um de nível imunidade para algumas doenças (SANTOS,2011).
    A imunidade adquirida refere-se a proteção celular que um organismo desenvolve contra certos tipos de microorganismos ou substâncias estranhas, também conhecidas como "non self". A imunidade adquirida é a imunidade a ser desenvolvida durante toda a vida de um indivíduo, podendo esta imunidade ser ativa ou passiva. Ambas podem ser adquiridas de forma natural ou artificial (SANTOS,2011).
    A imunização pode ocorrer de duas formas: ativa ou passiva, a forma ativa ocorre quando um organismo adquire a capacidade de produzir anticorpos contra um certo agente patogênico (agente da infecção). Essa capacidade pode ser adquirida de maneira natural ou ainda artificial. A natural ocorre quando você entra em contato com o agente, ou seja, o microorganismo entrou no seu corpo e você teve que combatê-lo e a artificial ocorre quando você é vacinado seja por agente atenuado ou morto. A imunização passiva ocorre quando você recebe anticorpos de uma fonte externa. Esta também pode ser natural ou artificial (SANTOS 2011, PONTES 2005). A natural ocorre através da placenta ou através do leite materno e, para isso, é preciso que a mãe produza esses anticorpos. A artificial ocorre quando você recebe soro num estabelecimento de saúde contra picada de cobra (anti-ofídico) ou contra tétano (anti-tetânico), por exemplo. Através da amamentação ele também estará recebendo anticorpos, através de seu leite, chamada imunidade materna, vai desaparecer lentamente durante cerca de seis a oito meses. A principal diferença entre as duas é que na imunização passiva, caso você entre em contato com o agente infeccioso novamente, você não terá uma resposta ou ela demorará a acontecer (SANTOS,2011). Já na imunização ativa você terá uma resposta rápida e intensa ao entrar em contato com o agente de novo.
    As vacinas trabalham através da introdução de antígenos no organismo a fim de, enfraquecidos, de forma segura o sistema imune reage iniciando as cascatas inicias de resposta imune, a fim de ativar o sistema criando uma memória contra esse antígeno porem sem fazer mal. Com a vacina, há a ativação principalmente dos Linfócitos B do organismo, que são células produzidas pela da medula óssea, que inicialmente são as células que protegem o corpo contra as doenças, em seguida, através de estímulos é possível produzir anticorpos específicos para os antígenos que invadem o organismo e tais anticorpos impedem que haja mal maior (SANTOS,2011). Esses anticorpos permanecem no corpo, de modo que, se a criança entrar em contato com esses antígenos específicos novamente, os anticorpos estão prontos para desativar as células antígeno em questão.

     Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário: