9.28.2018

Dirceu: eleger Bolsonaro levaria país a retrocesso de 50 anos


247 - Ex-ministro da Casa Civil no governo Lula e um dos principais quadros do PT, José Dirceu disse que uma eventual eleição de Jair Bolsonaro (PSL) para presidente levaria o Brasil a um retrocesso democrático.
"Retrocesso não só democrático, mas principalmente um retrocesso gravíssimo que fará o Brasil andar 50 anos para trás nos direitos da mulher, na questão do combate ao racismo, na questão da igualdade, na questão de aceitar a diferença, [na questão] de terminar os preconceitos no país. Inclusive com [risco de] censura, pois vivem querendo censurar exposição de arte", afirmou Dirceu, em entrevista nesta quarta ao “Jornal da CBN – 2ª Edição”.
Segundo o petista, o candidato do PSL ao Palácio do Planalto tem um programa econômico, proposto por seu assessor Paulo Guedes, que seria "um arrasa-quarteirão de neoliberalismo, de austeridade radical". Para Dirceu, "a Argentina está aí para mostrar para nós o que dá isso".
Ao fazer uma análise sobre o governo do PT, Dirceu disse que "erros, nós cometemos muitos, mas o balanço é que nossos acertos foram maiores. Do contrário, não teríamos a votação que o Lula teria para presidente. Ele ganharia a eleição, tudo indica, no primeiro turno". "O problema nosso é que nós não mobilizamos a sociedade para pressionar o Congresso, como foi feito para tirar a Dilma num golpe parlamentar, sob pressão de milhões de pessoas do país todo. (…) Não acredito que seja por isso que ela foi tirada [erros na política e na economia]. A Dilma propôs um ajuste fiscal que o próprio Tasso Jereissati [senador e ex-presidente do PSDB] reconhece que eles votaram contra. (…) A recessão teria sido passageira", acrescentou.
Leia a íntegra no Blog do Kennedy Alencar

Nenhum comentário: