12.10.2019

AO INVÉS DE SEGUIR EXEMPLO DA NORUEGA, GOVERNO BOLSONARO QUER A EXTINÇÃO DO FUNDO SOCIAL QUE DESTINA RECURSOS DO PRÉ-SAL PARA EDUCAÇÃO E SAÚDE

Resultado de imagem para pre sal




Na contramão dos grandes produtores de petróleo, o governo Bolsonaro quer acabar com a poupança criada nos governos do PT para investir em educação e saúde para as próximas gerações. Paulo Guedes enviou ao Congresso Nacional a PEC 186 /2019 que extingue o fundo social, que destina recursos dos royalties do pré-sal para educação e saúde, e acaba com a vinculação de recursos do petróleo para a área social.
Pasmem! Guedes quer que o dinheiro que está hoje no fundo vá para pagar dívidas. Ou seja, trilhões de reais em 35 anos vão para o sistema financeiro e não para o benefício da população. Assim, o governo Bolsonaro está eliminando a possibilidade de investir em políticas para as gerações futuras, como faz a Noruega. É gravíssimo!

Desde que descobriu petróleo no Mar do Norte, a Noruega já acumulou no fundo soberano cerca de R$ 4,576 trilhões. Em 2029, o Brasil exportará 3,5 milhões de barris diários de petróleo, isto é, 64% do total produzido no país. Segundo analistas, “esse volume expressivo elevará o Brasil para a condição de um dos principais players de exportação de petróleo do mundo”.

Nenhum comentário: