2.11.2020

Conteúdo dos novos livros didáticos


Segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020
Olavo para baixinhos...

Está próximo de acontecer algo que deve provocar um dos maiores estragos do governo Bolsonaro na educação pública brasileira. Um discípulo de Olavo de Carvalho, bacharel em direito e mestre em educação que jamais assinou publicações científicas sobre alfabetização, será o responsável por definir qual o conteúdo dos novos livros didáticos do primeiro e segundo anos do ensino fundamental a partir de 2021.
O Intercept recebeu informações de uma fonte que pediu para não ser identificada sobre a convocação de um grupo de especialistas para que desenvolvam estudos que sirvam de base para a revisão de conteúdo dos livros didáticos. Eles foram chamados sem consulta pública, e o MEC se recusa a dizer quem são. Mas nós apuramos alguns nomes.
Eles foram convocados  por Carlos Nadalim, ícone conservador que mantém um blog em que dá orientações a quem prefere educar os filhos em casa e longe da escola. Nadalim é secretário de Alfabetização do ministério e, como ele próprio já afirmou na sua página, um discípulo de Olavo de Carvalho. “Eu sou aluno do professor [Olavo de Carvalho] há anos. E graças a tudo que o professor me ensinou, eu fui estudar, fui pesquisar assuntos relacionados à educação”.
O secretário espera que essa fase do trabalho esteja concluída até o fim deste mês, de acordo com nossa fonte. Até maio deve ser  publicado um edital de licitação para a compra dos livros – a partir de critérios sobre os quais Nadalim dará a última palavra. Isso deverá favorecer editoras que publicam conteúdos alinhados com a nova extrema direita brasileira, das quais Nadalim é próximo.
Rafael Moro Martins
Editor Contribuinte Sênior
Rafael Neves
Repórter

Nenhum comentário: