3.02.2008

Exercícios fisicos com qualidade e segurança

Saiba quais as condições necessárias para poder malhar com segurança
Primeiro passo é fazer avaliação médica para determinar carga recomendada de exercícios.

Emergências médicas podem ocorrer em qualquer lugar e, se o aluno tiver sido avaliado adequadamente, seu risco não aumenta por estar se exercitando, muito pelo contrário.

Exercício físico é uma das melhores estratégias de prevenção para as doenças cardiovasculares.

A avaliação médica antes dos exercícios
Quando decidimos começar a praticar exercícios, todos devem ser avaliados por um médico, capacitado a realizar esse exame. As associações internacionais de cardiologia e de medicina desportiva já estabeleceram quais devem ser os exames a serem realizados nas diversas situações.

O exame prévio visa não só a prevenir problemas cardiovasculares como também arritmias e infartos, bem como avaliar se o aluno tem alguma limitação ou condição física que possa ser afetada pela prática proposta.

Estrutura das academias
As academias e clubes devem estar preparadas para responder às situações de emergência que podem ocorrer em suas dependências.

O problema mais grave que pode acontecer é uma parada cardiorrespiratória. Para que as chances de sobrevivência de uma vítima de parada cardíaca aumentem é preciso que uma seqüência de eventos esteja prevista. A Associação Americana do Coração criou a figura da Corrente da Sobrevivência. Como qualquer corrente, ela é tão fraca quanto o mais fraco dos seus elos.

A corrente começa com o treinamento das pessoas para identificarem que algo grave está ocorrendo e que devemos acionar o sistema de socorro médico. O segundo elo é o treinamento em suporte básico de vida, com compressões do tórax (antigamente conhecidas como massagens cardíacas) e insuflações para auxiliar a respiração.


O terceiro item é o Desfibrilador Externo Automático, aparelho capaz de diagnosticar uma arritmia cardíaca potencialmente tratada por um choque elétrico. O último elo é a chegada do socorro médico sob a forma de uma equipe de UTI móvel.

Além das emergências cardíacas, as academias devem ter equipes treinadas em primeiros socorros para atender os traumatismos e acidentes que podem ocorrer durante a malhação.

No Brasil a implantação desses equipamentos e o treinamento das equipes já é lei em alguns municípios. Existe um projeto de lei federal que versa sobre o assunto. O Ministério da Saúde tem, desde o ano passado, uma regulamentação pronta sobre o tema, que depende somente da assinatura do ministro para ser implantada.

A importância dos exercícios físicos
A prática de exercícios adequados às condições físicas individuais e sob orientação de profissionais de educação física qualificados é uma das mais poderosas ferramentas de prevenção e promoção de saúde individual.


Não só as doenças do corpo são beneficiadas pela prática desportiva. Os quadros psíquicos, como a depressão, por exemplo, melhoram substancialmente com a prática de atividades físicas supervisionadas.


Portanto, nada de preguiça e de arranjar desculpas. Peça ao seu médico para avaliar suas condições físicas e começe a praticar exercícios, dentro de suas possibilidades. Todo o seu organismo irá agradecer.

Fonte:IG

Um comentário:

Anônimo disse...

RENDAEXTRA NO CELULAR ACESSE http://www.rendaextranocelular.zip.net http://www.negociogratis.zip.net