3.07.2008

CONCEITOS IMPORTANTES: Auto estima / Sabedoria / Gentileza / Liberdade / Apresentação

AUTO ESTIMA

O tamanho de sua auto-estima é a medida exata de seu sucesso.
Você não conseguirá ir além do que a auto-estima lhe permite.

Por isso, cuide bem de sua auto-estima. Somente ela poderá lhe conduzir ao sucesso profissional, ou familiar ou pessoal.
As decepções e frustrações sofridas ao longo da vida são algozes de nossa auto-estima, quando as aceitamos com sentimento de culpa.
Esse é o mecanismo da auto-limitação.
Os animais são domados desta maneira. Ah! Se o elefante de circo tomasse consciência da força que possui...
Grandes sábios não se cansam de afirmar: Você é exatamente aquilo que pensa de si mesmo.
Outros dizem que não basta você ser competente: é necessário parecer competente para ser reconhecido. Para que isto aconteça, em se tratando de competência, deixe a humildade de lado e ...
Apareça!

Sabedoria
Não confunda sabedoria com conhecimento.
A sabedoria é a mãe do conhecimento.

Você precisa usar de sabedoria até para adquirir conhecimentos: quais , aonde, quando, porque, buscar as informações necessárias ao enriquecimento de sua cultura, seja ela profissional ou pessoal.
O conhecimento é transmitido por pessoas, através de livros, palestras, internet, programas educacionais.
A sabedoria, ao contrário, não se aprende na escola. Não pode ser passada de uma a outra pessoa.
Com freqüência vemos pessoas com menor grau de conhecimentos ocupando cargos ou posição social muito melhores do que os atribuídos a pessoas muito mais instruídas.
Por outro lado, observamos, também, pessoas altamente graduadas cometendo atos pueris e insensatos.
O diferencial está no grau de sabedoria de cada indivíduo.
Há três milênios, um filósofo grego (Sócrates), afirmou:
“Conhece-te a ti mesmo”
Medite muito, reflita outro tanto e...torne-se um sábio!

Sucesso e felicidade
Escute a sua voz interior...
Escute a sua voz interior...
Se você não vive a sua vida completamente, realizando as metas que você mesmo idealizou, ninguém mais as realizará. E acabará morrendo com você aquela oportunidade única do mundo de ficar conhecendo as suas realizações.
Todos nós temos um propósito que ecoa do centro de nosso ser. De algum modo, nossas vidas nunca estarão completas a menos que respondamos a este chamado. Mas nos recusamos..
”Aquele sonho”...”aquela idéia”...e vem o dia a dia e o entusiasmo vai se esmaecendo. Nossos sonhos e aspirações parecem incertos, e talvez um pouco fúteis e acabam por desaparecer como lágrimas na chuva.
Preferimos, então, nos arrastarmos pelos caminhos do conformismo, seguindo os outros. Buscamos o que os outros buscam – dinheiro, conforto, segurança, poder, prazer. Não estamos sozinhos, mas somos estranhos para o melhor de nós mesmos. Os anos deixam rugas na pele, mas a perda de entusiasmo deixa rugas na alma.
A voz interior vale por mil conselhos. Somente você com tranqüilidade e humildade, pode ouvir o seu próprio íntimo lhe indicando o caminho a seguir.
Sucesso e felicidade não são metas difíceis de serem conquistadas. Acontecem naturalmente enquanto você está realizando seus sonhos.

Gentileza
Conheça a chave que abre as portas do sucesso.
Dizem os antigos que já nascemos com dois ouvidos e uma só boca justamente para ouvirmos o dobro do que falamos. Manifeste um interesse pessoal pelos seus colegas e contatos de trabalho. Ouça-os com carinho. Grandes oportunidades serão reveladas. A gentileza é um investimento que não custa nada mas produz muitos dividendos para a sua carreira profissional. Não esqueça das pessoas de sua família e dos amigos. O sucesso na vida familiar e afetiva é fator condicionante para o sucesso profissional.

Liberdade
A liberdade é o bem mais precioso da natureza humana.
Todos ansiamos por liberdade porque é um desejo natural. Queremos ter a liberdade de decidir as nossas próprias vidas, nossa maneira de ser, nossa vontade de conquistar posições no tempo e no espaço, Porém... muitas das vezes nos esquecemos que vivemos em sociedade e que, portanto, a liberdade deve ser compartilhada por todos.
A inteligência humana, então, concebeu o conceito do direito.Este conceito surgiu para servir de compartilhador das liberdades.
O sábio e antigo ditado que afirma: “a liberdade de um vai até aonde começa o direito do outro”, nunca se fez tão necessário como nos dias de hoje. Em nome da liberdade, nações, grupos e indivíduos vêm violentando direitos de outros. Para conter a progressão deste paradoxo, faz-se necessária uma conscientização coletiva, a partir dos jovens, de que a liberdade não pode ser desacompanhada do respeito aos direitos dos próximos.
Para conter a disseminação dessas idéias distorcidas de liberdade devemos nos habituar com as definições dos limites para que a pretensa liberdade de um não se aproprie da liberdade do outro.

Apresentação
A forma como você se apresenta é fundamental para o sucesso de qualquer tipo de relacionamento .
Sempre que desejamos iniciar um relacionamento pessoal, de amizade ou amoroso, sabemos, por intuição, da importância da apresentação no primeiro contato. Roupas, aparência, voz, vocabulário devem estar preparados para causar boa impressão.
Estes mesmos cuidados deverão ser apropriados para um futuro relacionamento profissional.
Informe-se,antes do primeiro contato, sobre a cultura da empresa aonde irá se apresentar. Isto é importante para não correr o risco de parecer destoante com os costumes da organização.
Boas oportunidades são desperdiçadas por motivos que você poderá até julgar impertinentes ou preconceituosos mas que na realidade são determinantes para o sucesso de um processo de seleção.



Fonte: jjfontes@hotmail.com

Nenhum comentário: