3.02.2008

Saiba tudo sobre as células-tronco e beneficios para o homem

Entenda o que são as células-tronco e as pesquisas

Um plenário composto por 11 ministros Supremo Tribunal Federal (STF) julgará, a partir da próxima quarta-feira, dia 5 de março, a ação de inconstitucionalidade da Lei de Biossegurança, o que decidirá sobre as pesquisas com células-tronco de embriões humanos no Brasil. Saiba o que são as células-tronco e quais os seus benefícios para a medicina.

O que são células-tronco?

A célula-tronco, ou célula estaminal, é uma capaz de se dividir e originar uma outra célula semelhante à sua progenitora. Esse processo é chamado de diferenciação celular. Existem duas possibilidades de extração das células estaminais: elas podem ser adultas ou embrionárias. As adultas, por exemplo, são encontradas em tecidos como medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta, entre outros. Já as embrionárias, como diz seu próprio nome, são encontradas no embrião humano

Qual é a diferença entre elas?
As células adultas têm uma capacidade de diferenciação muito mais reduzida que a embrionária. Por exemplo, uma célula-tronco adulta retirada do fígado de uma pessoa, terá a capacidade de se multiplicar em células do fígado desse indivíduo. E assim com as células adultas retiradas de outros tecidos. Já a célula embrionária é como um coringa, e é capaz de se transformar em qualquer outro tecido do corpo humano, como ossos, nervos, músculos e sangue.

Qual seria sua aplicação na medicina?
Por essa sua capacidade de se multiplicar em qualquer outro tipo de célula, a célula-tronco embrionária poderia ser útil no tratamento de diversas doenças, como por exemplo o Mal de Alzheimer que é considerada uma efermidade neurodegenerativa. Como as células nervosas não são repostas pelo organismo, uma terapia com células-tronco, acreditam os especialistas, poderia reverter os danos causados pelo Alzheimer. Além disso, os médicos defendem a aplicação também no combate a doenças cardiovasculares, diabete do tipo 1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas e traumas na medula espinhal.

Qual é o principal argumento de quem defende?
Os principais defensores das pesquisas com as células-tronco embrionárias são médicos, especialistas e associações civis ligadas a algumas das doenças que poderiam ser combatidas com a liberação dos estudos. Seu principal argumento para apoiar essa causa são os possíveis avanços científicos para a Medicina que a pesquisa poderia garantir e como milhões de pessoas acometidas por essas doenças poderiam ser beneficiadas.

Qual é o principal argumento de quem é contra?
A Igreja Católica e diversos outros grupos religiosos têm o apoio de fiéis e algumas associações civis na luta contra a pesquisa com as células-tronco embrionárias. Sua defesa argumenta que utilizar embriões para a extração de células-tronco é como se fosse praticado um assassinato, já que o processo destruíria o embrião.

Outros países já liberaram as pesquisas?
Sim, em alguns países os estudos com células-tronco foram liberados. É o caso de Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, França, Inglaterra e Japão. O que todos eles guardam em comum ainda são líderes e governos mais liberais. Por outro lado, os EUA continuam com o veto à pesquisa direta com células-tronco embrionárias. Entretanto, o país é um dos líderes em estudos com células-tronco adultas e com a obtenção de outras formas de celulas embrionárias.

O que já foi descoberto nas pesquisas?
Muita coisa. Em um estudo conduzido na Europa, um grupo de pesquisadores afirmou ter obtido células-tronco embrionárias do líquido amniótico que envolve o feto durante a gestação. Mas um dos princiáis avanços do tema se deu em uma pesquisa internacional divulgada no fim de 2007. Liderado por China e EUA, o estudo teria conseguido obter células-tronco embrionárias a partir da reprogramação de células da pele de um adulto, ou seja, sem a utilização de um embrião humano.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: