3.08.2008

Qualidade de vida na ponta dos dedos

Dedos apontam a qualidade de vida


Pâmela Oliveira

Shiatsu, meridianos, energia vital Ki: as palavras podem não fazer muito sentido para os que ainda não experimentaram uma sessão de massagem japonesa que usa as pontas dos os dedos para pressionar pontos de tensão. Mas os que já se livraram de dores na coluna, estresse e insônia com o Shiatsu, elas têm um significado: qualidade de vida.

“Eu sentia muita dor nas costas e resolvi experimentar o Shiatsu. Agora, faço toda sexta-feira. Tem dias que chego aqui arrasada, cansada porque carrego muito peso no trabalho, e saio daqui renovada. É ótimo para desestressar e começar o fim de semana bem”, conta a técnica judiciária Eliane Amaral, que descobriu o Shiatsu há mais de um ano.

A bancária Cristiane Maria de Souza Seghetto, 37 anos, concorda. “A sensação é que você consegue reorganizar seu corpo. Faço Shiatsu pelo menos duas vezes por mês, há seis meses.”

Criada por volta de 1868, o Shiatsu — a palavra significa pressão (Átsu) com os dedos (Shi) — é uma das ramificações da Medicina Tradicional Chinesa. A terapia usa a a pressão dos dedos em canais de energia do corpo, chamados meridianos, para equilibrar o fluxo de energia vital (Ki), que em alguns pontos pode ser interrompido, gerando um excesso antes do ponto e falta após.

A terapeuta Raquel Zeraik de Almeida, da Clínica Slim Clinique explica que esse acumulo causa dor e pode provocar doenças. “Quando a pessoa está estressada, alguns músculos ficam rígidos e essa tensão prejudica a circulação sanguínea. Então, várias toxinas que seriam transportadas pelo sangue até os rins, ficam retidas em alguns pontos, formando nódulos. No shiatsu, a gente pressiona pontos que ativam a circulação e isso ajuda a desfazer o nódulo”, diz.

A terapeuta Zuleika Ribeiro Gregory, da Clínica Ser Integral, explica que a técnica trata a causa do problema. “Cerca de 90% dos meus clientes chegam aqui devido ao estresse atribuído a problemas familiares, afetivos e no trabalho. E esse estresse provoca gastrite, prisão de ventre e dores de cabeça”.

Raquel faz questão de enfatizar que o Shiatsu é impotante como um profilático, mas não substitui tratamento médico quando ele é necessário. “Já atendi pessoas que reclamavam de fortes dores na coluna, mas que eram provocadas por tensão muscular. Se isso não for tratado, essa musculatura sofre encurtamento e acaba causando uma problema na estrutura da coluna. O shiatsu é importante antes disso acontecer”, afirma.

TÉCNICAS ALTERNATIVAS VARIADAS SE COMPLETAM

REFLEXOLOGIA
O pé é um mapa do organismo, onde se situam terminações nervosas. É considerado pela Medicina Tradicional Chinesa como um microssistema porque possui pontos correspondentes a toda área do corpo. A manipulação desses pontos tem efeito analgésico, reduz estresse, problemas digestivos, entre outros

MASSAGEM AYURVÉDICA
Oriunda da Índia, emprega movimentos rotatórios, de deslizamento e alongamento. Atua em todo o corpo, inclusive no rosto e couro cabeludo. São usados óleos aromáticos escolhidos de acordo com as características de cada pessoa

QUICK-MASSAGE
Massagem realizada em cadeira especial, utilizando manobras de pressão, fricção, alongamentos e manipulação dos pontos localizados na musculatura. Muito usada em empresas para promover relaxamento dos funcionários devido à sensação de bem-estar

REIKI
Terapia baseada na manipulação da energia vital através da imposição de mãos. Ela preconiza que, através da imposição de mãos do terapeuta Reiki, irradiam as vibrações de harmonia da energia do Universo para restabelecer o equilíbrio das zonas doentes do corpo. O reiki é considerado complementar ao tratamento convencional

ACUPUNTURA
Método de tratamento considerado complementar. Na visão tradicional, a agulha é veículo para que a energia do terapeuta consiga interagir com a do paciente. Na linguagem ocidental, é um método de estimulação neurológica, com efeitos sobre neurotransmissores e neuromoduladores. Tem variadas funções, como o alívio da dor e respiratório.

Nenhum comentário: