6.09.2008

Diabetes tem novo tratamento

Saúde
Diabetes tem novo tratamento
08 de Junho de 2008

Ao contrário do que recomenda a maioria dos médicos hoje em dia, quanto mais próximos da normalidade os níveis de glicose no sangue, maiores são os benefícios para quem sofre de diabetes do tipo 2. Esta é a conclusão do maior estudo já feito sobre o distúrbio, abordado por uma reportagem de VEJA desta semana. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica The New England Journal of Medicine e apresentados no congresso da Associação Americana de Diabetes, realizado na semana passada, em São Francisco, nos Estados Unidos.

No trabalho conhecido como Advance, especialistas do George Institute, da Austrália, acompanharam 11.140 diabéticos, de vinte países, ao longo de cinco anos. Os pesquisadores usaram como base de análise as taxas de hemoglobina glicada no sangue dos doentes. A hemoglobina glicada é uma proteína que indica com precisão a glicemia do paciente nos últimos três meses. Sua concentração varia de 4% a 6% nas pessoas saudáveis.

Entre os portadores de diabetes tipo 2, o tratamento-padrão tem por objetivo atingir patamares entre 7% e 7,5%. No estudo australiano, porém, um grupo de doentes foi medicado de modo a reduzir tais níveis a 6,5%. Os resultados foram animadores: nesse patamar, diminuiu em 21% e 12%, respectivamente, o risco de problemas renais e de distúrbios cardiovasculares – duas das mais comuns e perigosas complicações causadas pela doença.

"O estudo do George Institute representa um marco na mudança de conduta dos médicos", afirmou a VEJA o endocrinologista Leão Zagury, do Rio de Janeiro. Entenda por que, a partir deste novo estudo, o tratamento do diabetes tipo 2 terá de ser repensado em todo o mundo (o link é exclusivo para assinantes).

Fonte: Google noticias

Nenhum comentário: