6.13.2008

Labirintite

Labirintite

Dr. Marco Aurélio Santos Macedo


O que é labirintite?

Inflamação do labirinto, de ocorrência rara. O termo em geral é utilizado popularmente, de forma errada, para designar tonturas ou vertigens, cuja origem, na maioria das vezes, encontra-se no sistema vestibular periférico, principalmente secundário a irritabilidade do labirinto (sistema de canais encontrado no ouvido interno).

Quais as causas?

Várias são as causas de vertigens secundárias a distúrbios do labirinto, entre as mais comuns temos os traumas de cabeça ou pescoço (lesões cervicais), infecções do ouvido interno (otites), causas metabólicas (distúrbios da glicose ou aumento do colesterol e triglicerides), intoxicações por medicamentos ou substâncias como, por exemplo, a cafeína.

Quais os sintomas?

A disfunção ou irritabilidade do labirinto em geral leva a vertigem ou tontura, zumbido, diminuição ou aumento na audição, náuseas e vômitos. Por vezes, tem-se também, com a perda do equilíbrio, os quadros de síncopes, com quedas e perdas parciais ou totais da consciência, por breve período.

Qual o diagnóstico?

O diagnóstico, inicialmente, é dado através da história do paciente (anamnese) e do exame clínico, no qual se verifica principalmente, o equilíbrio e a coordenação motora, bem como a audição. Posteriormente submete-se o paciente, a exames laboratoriais, entre os quais, os mais importantes são Otoneurológico, estudos de glicose e perfil lipídico. Em alguns casos, para o diagnóstico diferencial de outras patologias, solicita-se exames de Imagem (Tomografias de Craneo e Cervical) e eletroencefalograma.

Qual o tratamento?

O tratamento pode ser dividido em duas etapas. Na fase inicial de crise, muitas vezes, há necessidade de utilizar medicação endovenosa com inibidores de labirinto e anti-eméticos, bem como medicamentos que atuem nos fatores etiológicos, quando encontrados. Na segunda fase, utiliza-se medicamentos via oral, por períodos variáveis de 30 dias a 6 meses.

Existe prevenção?

Quando a causa da labirintite é cervical, existem exercícios posturais que previnem a doença. Para os casos, em que a principal causa são os distúrbios metabólicos, utiliza-se a orientação alimentar com ou sem emprego de medicamentos específicos.



Labirinto é o nome dado ao conjunto de estruturas ligadas ao sistema controlador do equilíbrio corporal. Compreende os canais semicirculares, o utrículo, o sáculo e o nervo vestibular. Conhecido também como aparelho ou sistema vestibular.

A movimentação dos líquidos presentes no interior dos canais semicirculares informa ao cérebro sobre a posição da cabeça e do tronco no espaço. Tais informações permitem a resposta cerebral que nos mantém de pé. A ação do aparelho vestibular é, portanto, dependente das ações musculares - de outra forma, não manteríamos nosso equilíbrio. O sistema visual completa a tríade controladora de nosso equilíbrio: as informações visuais se complementam e se somam às do aparelho vestibular, para a boa eferência muscular.

Nomes alternativos:
labirintite bacteriana, labirintite serosa

Definição:
Distúrbio no ouvido envolvendo inflamação dos canais do ouvido interno (canais semicirculares, labirinto), que causa tontura.

Causas, incidência e fatores de risco:
A causa da labirintite é desconhecida; porém, como ocorre em crianças, geralmente após uma otite média ou uma infecção das vias respiratórias superiores (IRS), acredita-se que seja uma conseqüência de uma infecção viral ou bacteriana. Também pode ocorrer após alergia, colesteatoma, ou ingestão de drogas tóxicas.

Os canais semicirculares do ouvido interno (labirinto) se inflamam. Isto afeta sua função, incluindo o equilíbrio. Entre os fatores de risco estão doença viral recente, infecção respiratória ou infecção do ouvido; uso de drogas com ou sem prescrição médica (principalmente aspirina), estresse, fadiga e antecedentes de alergia, tabagismo ou consumo de álcool.

Sintomas:

tontura
sensação anormal de movimento (vertigem)
pode ser acompanhada por náusea e vômitos
pode ser grave
pode durar até uma semana
episódios graves podem ser seguidos por episódios transitórios por várias semanas

perda do equilíbrio, principalmente quando se pende em direção ao lado afetado
perda da audição no ouvido afetado (principalmente com labirintite bacteriana)
tinidos ou outros barulhos nos ouvidos (zumbido)
movimentos involuntários dos olhos

Sinais e exames:
O exame do ouvido pode não indicar alterações.

Os exames para a diferenciação de outras causas para a tontura ou vertigem podem incluir:

tomografia computadorizada da cabeça ou ressonância magnética
teste de audição (audiologia/audiometria)
estimulação calórica (testa os reflexos do olho)
eletronistagmografia
EEG, estudo do potencial auditivo evocado

Tratamento:
A labirintite mantém seu quadro por algumas semanas. Entretanto, os sintomas podem precisar de tratamento. Entre os medicamentos que podem reduzir os sintomas estão os anti-histamínicos, anticolinérgicos, hipnóticos sedativos, antieméticos (medicamentos contra náusea) e diazepam.

Para evitar a piora dos sintomas durante os episódios de labirintite, mantenha-se calmo, descanse durante os ataques e retome as atividades rotineiras gradualmente. Evite mudanças bruscas de posição. Não tente ler durante os ataques e evite luzes fortes.

Pode haver necessidade de ajuda para caminhar durante os ataques. Evite atividades perigosas (como dirigir, operar máquinas pesadas, escalar, etc.) até uma semana após o desaparecimento dos sintomas.

Expectativas (prognóstico):
A recuperação geralmente é espontânea e a audição costuma voltar ao normal.

Complicações:

ferimento em si mesmo ou em outros durante os ataques de vertigem
perda de audição permanente no ouvido afetado (raro)
disseminação da inflamação para outras áreas do ouvido ou para o cérebro (raro)

Solicitação de assistência médica:
Solicite assistência médica se apresentar sintomas de tontura, vertigem, perda de equilíbrio ou outros sintomas de labirintite e também se ocorrer perda de audição.

Sintomas de urgência ou emergência incluem convulsões, desmaio, vômito persistente ou vertigem acompanhada de febre superior a 38º C.

Prevenção:
O tratamento imediato das infecções respiratórias e das infecções do ouvido pode ajudar a prevenir a labirintite.

UOL

Um comentário:

Socrates Suplementos disse...

Só quem sofre e toma remédio para labirintite sabe que quando a crise bate é difícil.
Eu peguei umas boas dicas nessa página e aprendi mais sobre a labirintite.