6.13.2008

MICOSES: como evitar, sintomas, causas e tratamento

Micose

Dra. Débora Azenha

O que é micose?
As micoses compreendem grupos de afecções que podem acometer a pele, os pêlos e as unhas. A prevalência da micose (dermatofitoses) é determinada por múltiplos fatores. Elas são mais comuns em regiões de maior temperatura e umidade. A transmissão da micose pode ser por contato direto ou indireto (através de materiais contaminados). A pele lesada facilita a infecção, enquanto que a pele íntegra é uma barreira natural.
Quais são as causas e sintomas?
A micose é causada por fungos, chamados de dermatófitos. A infecção desses fungos pode ser exclusiva da espécie humana, transmitida de pessoa para pessoa, por contato direto com os tecidos infectados, próprios de animais (zoofilícos), transmitida pelo contato com bichos, e fungos existentes solo (geofílicos), que infectam por contato contínuo com a terra.
Dependendo do local acometido, as micoses podem se apresentar de formas variadas.
• No couro cabeludo: comum na criança, e rara no adulto, a micose pode ser adquirida, através do contato com indivíduos infectados, animais doentes (cães / gatos) ou com a própria terra. O quadro clínico se caracteriza por placas arredondadas no couro cabeludo, com descamação e pêlos tonsurados (curtinhos), dando aspecto de “falhas” de cabelo.

• No corpo (tinea da pele glabra): apresenta-se por lesões avermelhadas, circulares, com vesículas na periferia e aspecto de cura no centro da lesão. Geralmente, apresenta coceira e, também, pode apresentar em forma de placas descamativas, lembrando a psoríase.

• Mãos e pés: apresenta- se geralmente na forma de descamação interdigital e com algumas vesículas, geralmente com prurido (coceira).

• Na virilha: mais comum em homens adultos, tem aspecto avermelhado, com as bordas bem nítidas, apresentando pequenas vesículas, geralmente bilateral.


• Unhas (onicomicoses): inicia-se geralmente na borda distal da unha, que adquire aspecto opaco e apresenta espessamento da lâmina (detritos córneos sob a placa ungueal).

A micose acomete que grupos etários?
A micose do couro cabeludo ocorre, quase sempre, em crianças. As inguinais (virilha) e de pé são mais freqüentes, em homens adultos, pelo uso de roupas e calçados.
Qual o diagnóstico?
O diagnóstico é feito, por meio do exame clínico e do micológico, que consiste em uma raspagem direta das lesões descamativas, para descobrir o fungo, neste material.
Tratamento?
No tratamento são usados os antifúngicos, que podem ser de uso tópico (no local) ou sistêmico (por via oral). A maioria das micoses, exceto as de couro cabeludo, responde bem ao tratamento tópico. Nas onicomicoses, com mais de 50% de acometimento da unha, utiliza-se o tratamento oral.
• Drogas de uso tópico: isoconazol, tioconazol, ciclopirox olamina, terbinafina e amorolfina.
• Drogas de uso sistêmico: griseofulvina (couro cabeludo), fluconazol, terbinafina, itraconazol
O tempo de tratamento varia com a localização da micose. É importante ressaltar que os antifúgicos orais são metabolizados, por via hepática. O medicamento deve ser administrado com cautela, em indivíduos idosos ou com alterações no fígado.
Os remédios utilizados para a micose podem interagir com outros medicamentos, inclusive, diminuindo a atividade dos anticoncepcionais orais.
Existe outro tipo de micose?
Pitiríase versicolor:
Existe a Pitiríase versicolar, conhecida por “pano branco”, muito comum no verão, causada por uma levedura. Ela se apresenta na forma de manchas ovalares, que podem ser esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas (versicolor), e que apresentam uma descamação na superfície. A Pitiríase versicolar atinge tronco, pescoço, tórax e couro cabeludo. O tratamento é feito com antifúngicos orais ou tópicos, associados aos xampus antifúngicos.
Existe prevenção para a micose?

Dicas importantes para evitar as micoses:

• Secar bem a pele das dobras (virilha) e região entre os dedos após o banho;
• Evitar ficar com calçado fechado o dia todo;
• Trocar diariamente de meias;
• Ventilar bem os calçados, após transpiração, como após exercícios físicos;
• Caso transpire muito, usar um talco ou pó secativo, para manter as áreas de dobras e pés secos;
• Evitar excesso de umidade na pele (praia, piscinas ou trabalhos domésticos);
• No caso da pitiríase versicolor (pano branco), usar xampus antifúngicos de manutenção, para evitar a recidiva, principalmente nos meses de verão;

Nenhum comentário: