6.11.2008

Substância poderá curar vício em álcool e recaídas

Substância promete curar vício em álcool e recaídas


EUA - Uma proteína encontrada no cérebro promete cessar rapidamente os sintomas do excesso de bebidas alcoólicas consumidas, segundo um estudo publicado nesta terça-feira na revista "The Proceedings of the National Academy of Sciences" por pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Francisco.

A substância conhecida como GDNF, e promete também evitar as recaídas, comuns após um único gole depois que o indivíduo torna a beber. O teste deu bom resultado quando feito em ratos, mas o tratamento não bloqueou outros comportamentos prazerosos, como o gosto por açucar, por exemplo.

"O alcoolismo é uma doença devastadora e custosa psicologicamente, com impactos socioeconômicos enormes", disse Dorit Ron, um dos líderes do estudo.

O GDNF é um fator de crescimento essencial para a formação dos rins e dos neurônios motores, além de atuar diretamente sobre o cérebro. Além disso, o GDNF também pode estar envolvido com a região do cérebro que é afetada pelo vício em álcool e outras drogas, como cocaína e morfina.

"Infelizmente, apenas três drogas estão sendo usadas no tratamento do alcoolismo, e com limitações. Essa descoberta abre a porta para uma nova estratégia de combate ao abuso de bebidas, o vício e principalmente a recaída", completou Dorit Ron.

A substância também está sendo pesquisada em soluções para o Mal de Parkinson.

Nenhum comentário: