2.18.2009

Curando a bebedeira

17-Fev-2009

Saiba quais as atitudes mais adequadas em caso de excesso no consumo de álcool

Café, azeite, leite. Qual é o melhor remédio para curar a bebedeira?
O senso comum divulga essas técnicas para amenizar os efeitos da embriaguez, mas será que algum deles funciona de fato? "O consumo de álcool em excesso pode gerar diversos riscos, e não há nada que possa diminuir os efeitos que ele acarreta", afirma o Dr. Francis Fujii, médico de família e patologista clínico do Lavoisier Medicina Diagnóstica/ DASA.

Um dos perigos do consumo abusivo de bebidas alcoólicas está relacionado à hipoglicemia ou baixa na taxa de glicose sangüínea, que pode levar uma pessoa a desmaios repetitivos ou ao coma alcoólico.
"O uso do álcool, principalmente em momentos festivos, como o carnaval, pode ser agradável. Mas as consequências, principalmente se houver abusos, podem ser graves. Ficar alcoolizado está relacionado à ingestão (quantidade) e metabolização do álcool, ou seja, sua eliminação do organismo.
Isso acontece sobretudo pelos rins (90%), mas também pelos pulmões e pele", de acordo com o especialista.

Segundo o patologista clínico, costumes como o de beber muita água antes do álcool, ingerir azeite, leite ou refrigerantes não ajuda a diminuir os efeitos do consumo excessivo de álcool.

"A ingestão dessas substâncias podem ajudar a combater os sintomas como desidratação e hipoglicemia, mas não corta a embriaguez".
No entanto, tomar uma xícara de café forte ajuda a deixar o corpo mais alerta, fazendo com que, aos poucos, os efeitos do álcool diminuam.

www.segs.com.br

Nenhum comentário: