2.19.2009

Exercícios pesados logo após o parto causam prejuízos à saúde da mulher


Risco para as mamães
Exercícios pesados logo após o parto causam prejuízos à saúde da mulher, alertam médicos

Rio - Já se foi o tempo em que a mulher acreditava que não podia lavar a cabeça, colocar o pé no frio ou fazer sexo no período de resguardo — até 45 dias após o parto. Mas alguns cuidados — como não exagerar nos exercícios físicos com pesos e nos que exigem força da musculatura abdominal — são fundamentais para a saúde da mãe, alertam médicos.

“A gente recomenda que mulheres submetidas ao parto normal esperem pelo menos duas semanas depois do parto para começar a praticar atividades físicas mais pesadas. Já no caso da cesariana, a orientação é que se espere pelo menos 6 semanas por causa da cicatrização”, afirma Augusta Maria Batista Assumpção, chefe do Departamento de Obstetrícia do Instituto Fernandes Figueira, da Fiocruz.

A médica explica que o exagero pode causar problemas, como sangramentos, a reabertura da cicatriz, a exposição de partes de órgãos, como o intestino, e até mesmo uma hérnia. “É importante destacar que a mulher não pode voltar a fazer exercícios com a mesma intensidade e peso que fazia antes da gravidez. É preciso que o exercício seja feito de forma gradual”, afirma, acrescentando que alongamentos, exercícios posturais e caminhadas são bem-vindos no puerpério.

Mãe de David, que nasceu há menos de um mês, a cantora Claudia Leitte tem exibido uma barriga de dar inveja. Seu médico a teria liberado para fazer exercícios apenas 7 dias após o parto. A cantora contou que está fazendo 600 abdominais por dia, além de drenagem linfática e uma combinação de ginástica aeróbica com musculação, sob orientação da personal trainer Carla Sicupira, que alega que Claudia teve resultado tão milagroso por possuir condicionamento físico capaz de suportar exercícios pesados. Ela também está amamentando, o que, segundo médicos, é realmente eficaz na guerra contra a balança.

AMAMENTAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA EMAGRECER

Claudia Leitte não foi a única ‘sortuda’ que recuperou a forma muito pouco tempo depois de ser mãe. As atrizes Fernanda Lima, Maria Fernanda Cândido, Carolina Dieckmann, Jennifer Lopez e Nicole Kidman são algumas das famosas que surpreenderam os fãs aos exibirem corpos perfeitos depois da gravidez.

Fernanda Lima, por exemplo, mãe dos gêmeos João e Francisco, chegou a ganhar 20 quilos durante a gestação, pesando 74 quilos. Um mês e meio depois do nascimento, Fernanda já tinha perdido 15 quilos, e desfilou no Fashion Rio, em junho do ano passado. Na época, a apresentadora disse que 5 quilos ela perdeu amamentando os gêmeos.

Já Nicole Kidman apareceu como se nunca tivesse estado grávida duas semanas depois do nascimento de Sunday Rose, em julho. Praticante de ioga há anos, Nicole ganhou 9 quilos durante a gravidez. Além do peso perdido no parto, ela emagreceu o restante durante a amamentação.

O Dia

Nenhum comentário: