4.17.2009

A aplicabilidade da BPF

O uso das Boas Práticas de Fabricação produz melhorias nos produtos farmacêuticos quanto à conformidade com exigências legais, nacionais e internacionais, mas não devem influenciar no aumento da complexidade, nem criar compartimentação ou barreiras ao fluxo dos processos e, conseqüentemente, na efetividade da produção Farmacêutica.

A diretriz operacional baseada na função busca sempre o melhor desempenho do departamento ou da área apresentando resultados fora do contexto organizacional ou do sistema.

A diretriz operacional baseada nos processos leva em consideração o contexto nos quais os resultados são obtidos e desvenda as relações causais entre várias atividades, ressaltando os pontos fracos e fortes da cadeia de agregação de valor.

A Indústria Farmacêutica é um exemplo de compartimentação de atividades, devido ao grande número de validações e procedimentos relacionados a estabelecer o que se faz exatamente em cada área.

As Boas Práticas de Fabricação não devem ser obstáculo (barreira) entre funções e não deve prejudicar a identificação do que realmente agrega valor. Deve ser sempre uma solução, pois a sua aplicabilidade melhorará a qualidade do produto produzido.

Deve-se aplicar as BPF na sua essência e identificar estas barreiras, ampliando o conceito da qualidade para os processos da produção Farmacêutica.

Antonio Brandão

Nenhum comentário: