5.09.2009

Comer a noite engorda?


Comer a noite engorda?
Esta pergunta muitas vezes é considerada uma afirmação e tida como verdadeira para muitas pessoas, em especial aquelas preocupadas com a saúde e forma física. Porém é preciso estar atento, ser crítico com as informações e verificar se são verdadeiras ou apenas mitos, pois podem ter o efeito inverso do desejado.

O jantar é tão importante quanto o almoço, pois durante o sono o organismo continua ativo em suas funções, especialmente as relacionadas ao crescimento e renovação celular. Portanto esta refeição deve ser completa e conter alimentos de todos os grupos, inclusive carboidratos, porém em menor quantidade visto que o gasto energético diminui a noite.

Alimentar-se em excesso pode causar má-digestão e mal estar, por isso é importante realizar as refeições em local tranqüilo, mastigar bem os alimentos e prestar atenção no que está comendo. Esta é uma das razões pela qual especialistas desaconselham jantar em frente à televisão, já que estudos também apontam que os hábitos alimentares são influenciados por meio das propagandas de alimentos com baixo valor nutricional.

Sabe-se que a dieta influencia na qualidade do sono por meio da má alimentação, pelo excesso ou escolha errada dos alimentos, ou da sua ausência, com a sensação de fome durante a noite.

O sono igualmente influencia a alimentação e o estado nutricional. Estudos recentes revelam que pessoas que dormem por menos tempo, tendem a ter maior massa corporal. A explicação consiste na diminuição do tempo de dormir poder modificar a sinalização de fome e saciedade do organismo, bem como alterar as escolhas alimentares, resultando em desajuste endócrino e obesidade.

Dessa maneira, pode-se concluir que comer a noite é fundamental para manter o perfeito funcionamento do organismo, a qualidade do sono e de vida, porém é importante haver equilíbrio nos alimentos ingeridos e na quantidade. Seguem abaixo algumas dicas para esta refeição:

- Evite alimentos e preparações gordurosas;

- Prefira alimentos leves e nutritivos, boas opções são: macarrão com pouco molho, sopas, sanduíches nutritivos, sem frituras e maionese, com saladas, carnes magras e queijos com baixo teor de gordura;

- Evite bebidas estimulantes: café, chá preto, chá mate, guaraná, refrigerantes a base de cola e chocolate, pois são fontes de cafeína e xantina, estimuladores do Sistema Nervoso Central.

Tenha uma noite tranquila!

Dra Simone M. Zambroni

Nenhum comentário: