5.08.2009

Gripe suína: Brasil tem quatro casos confirmados da doença. Um no Rio de Janeiro



O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou nesta quinta-feira quatro casos de gripe suína - chamada oficialmente de influenza A (H1N1) - no Brasil. São um no Rio de Janeiro, dois em São Paulo e um em Minas Gerais. Todos os pacientes contraíram o vírus no exterior - três vieram do México e um dos Estados Unidos - e passam bem. Outros 15 pacientes fizeram exames e o diagnóstico deve sair nesta sexta-feira.

Você acha que o Brasil está preparado para enfrentar a gripe suína?
O caso do Rio de Janeiro, classificado por Temporão de "número 4", é de um rapaz de 21 anos que desembarcou na cidade no último sábado, dia 2, de um voo vindo de Cancún, com escala na Cidade do México. O paciente é o único internado e está no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), do Fundão, desde a última terça-feira. Ele começou a passar mal no domingo, com sintomas de gripe.

Antes mesmo de sair o laudo do exame feito no Rio com os kits de diagnóstico rápido recebidos hoje pelo Ministério da Saúde, o diagnóstico já era esperado. Segundo uma fonte da área de saúde, o paciente foi submetido a um exame para detectar influenza, que tem as variações A e B. Como o teste descartou o tipo B, o paciente foi testado, com os recursos então disponíveis, para os diversos subtipos da influenza A. Todos deram negativo, menos o da gripe suína. (Mapa mostra a evolução da doença) .

O caso do Rio é o de um jovem morador da Ilha do Governador. Quando voltou de Cancún, não sentia nada e assistiu, na casa de amigos, ao jogo do Flamengo, no domingo. Na quinta-feira, o jovem já estava sem febre, mas continuava isolado até da família.

- Ele estava com febre baixa, mas, como sabíamos da doença, resolvemos procurar o hospital. Ele agora está bem melhor e tranquilo - contou a mãe do paciente ao GLOBO, pedindo que os nomes não fossem divulgados.

O paciente ficará internado por até dez dias, tempo que dura o ciclo do vírus. Ele está num quarto com sistema de ventilação próprio e pressão negativa. O maior problema é que o paciente, até ser internado, pode ter contaminado outras pessoas. Na véspera de ir ao hospital, ele esteve numa festa. Uma pessoa que teria tido contato com ele está sendo monitorada.

"
O vírus chegou ao Brasil, mas não circula
"
--------------------------------------------------------------------------------
Em entrevista coletiva para anunciar a confirmação dos casos, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que não há motivo para mudar a estratégia de combate à doença.

- O vírus chegou ao Brasil, mas não circula. Não há evidência, por enquanto, de que tenha contaminado outras pessoas - disse Temporão.

O ministro informou ainda que todos os contaminados são adultos jovens:

- Não há nenhuma criança ou idoso portando o vírus no Brasil.

O caso classificado por Temporão como 1 é de um morador de São Paulo que esteve de 17 a 22 de abril no México. Ele começou a sentir os sintomas no dia 24 de abril e ficou internado até 4 de maio.

O caso 2 é de um paciente de Minas Gerais que desembarcou do México no dia 26 de abril. No dia 29 de abril, ele teve alta e permaneceu em isolamento domiciliar.

O terceiro caso, também de São Paulo, chegou ao Brasil no dia 28 de abril, vindo da Flórida. No dia 29, ele começou a apresentar sintomas, mas não foi internado porque aquele estado americano ainda não era considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como área afetada pela doença. Depois que a Flórida foi considerada área de risco, o paciente foi mantido em isolamento domiciliar.

Os dois pacientes infectados com o vírus da gripe suína em São Paulo já estão em casa. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, eles estão curados e não há mais perigo de transmissão da doença. A secretaria garante que nenhuma pessoa que teve contato com os dois foram infectadas.

Nesta quinta-feira, o Ministério da Saúde recebeu, do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos, os primeiros kits para diagnóstico rápido da gripe suína . Eles já estão sendo utilizados nos pacientes com suspeita da doença. Noventa e três casos monitorados já foram descartados.

Os kits de diagnóstico rápido foram encaminhados à Fiocruz, no Rio, e ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que farão os testes. (OMS recomenda cautela no consumo de carne de porco) .

Até hoje, a gripe suína (influenza A) afetou 24 países, com 2.371 casos confirmados e 44 mortes, sendo 42 no México e duas nos Estados Unidos, de acordo com os números da OMS. Os casos do Brasil ainda não foram computados pela organização.

O Globo

Nenhum comentário: