5.07.2009

Estados Unidos realizam primeiro transplante facial de mulher de 46 anos

Em 2004, uma bala destruiu grande parte do rosto de Connie Culp. O tiro dado pelo marido deixou seu rosto completamente desfigurado, os ossos da face destruídos, e a musculatura desapareceu. O efeito foi devastador. Foram mais de 30 cirurgias - uma delas chegou a durar 22 horas. No primeiro caso registrado nos Estados Unidos, a mulher, de 46 anos, teve o rosto reconstituído após receber a doação de uma mulher morta. ( Veja imagens de Connie )

Na terça-feira, suas imagens rodaram pelo mundo, quando Connie resolveu ir a público e dar uma entrevista coletiva para falar sobre a cirurgia e a felicidade após ter o rosto reconstituído.


--------------------------------------------------------------------------------
Suas expressões ainda não parecem naturais, mas ela pediu que o mundo não se concentrasse no rosto dela e, sim, no feito dos médicos.

- Quero focar na família da doadora que me permitiu ganhar esse presente de Natal - disse ela aos jornalistas reunidos na Cleveland Clinic, onde ocorreu a cirurgia.


Dois meses após a operação, a americana deixou o hospital e voltou para casa. Antes, ela não comia alimentos sólidos e não sentia o gosto da comida.

- Connie agora pode apreciar a sua comida - disse a médica Maria Siemionow, que chefiou a equipe que realizou o transplante facial.

- Ela come hambúrguer e pizza, além de tomar café da xícara - completou a médica.

A pena para o autor do crime, o então marido de Connie, Thomas, foi de sete anos de prisão. Não foram divulgadas informações sobre a doadora ou sua morte.

O Globo

Nenhum comentário: