1.27.2010

Calçados deformam e alteram a função do pé


Todos os anos as empresas de artigos de esportes gastam milhões para criar novos tênis e equipamentos capazes de diminuir os danos causados pelas corridas nos pés dos atletas profissionais ou ocasionais, mas parece que a resposta a isso estava nos pés dos índios Tarahumara, no México, há centenas de anos. De acordo com diversas pesquisas realizadas recentemente, os tênis utilizados para prevenir lesões nos pés podem estar causando-as, e talvez a melhor opção seria correr com os pés descalços, como os índios.

» Calçados deformam e alteram a função do pé

Provavelmente a melhor pesquisa já realizada é a experiência dos Tarahumara, que vivem em uma área montanhosa no México, e fazem corridas de quase 250 quilômetros diariamente. Apesar da pesada rotina de exercícios feita pelos habitantes da região, eles não apresentam nenhuma forma de lesão nos pés como os atletas urbanos, munidos de tênis caríssimos e cuidados extremos. Cerca de 90% das pessoas que participam de maratonas sofrem lesões todos os anos, enquanto os Tarahumara permanecem com boa saúde até a terceira idade. Em 1994, um homem da tribo entrou em uma maratona de 160 quilômetros nas Montanhas Rochosas nos Estados Unidos. Na época, ele tinha 55 anos e correu com sandálias caseiras – e ganhou a corrida.

Como prevenir lesões?

Analisando a disposição destes atletas natos e a falta de lesões corporais devido à corrida, nos perguntamos: como eles previnem os machucados? E a resposta é simples: não previnem. Os Tarahumara correm descalços, e caminham no máximo com sandálias de solado fino e macio. Em vez de depender de técnicas modernas de absorção de impacto, eles utilizam uma técnica antiga que faz com que o corpo chegue ao chão delicadamente, sem grandes choques, diferentemente do que fazem os corredores modernos. A técnica utilizada por eles consiste em encostar no chão com a parte frontal do pé, enquanto dobram os joelhos.

Desde os anos 70, quando os primeiros tênis especializados para caminhadas e corridas começaram a ser produzidos, a peça se tornou uma peça indispensável para atletas, mas agora pesquisas apontam que este pode não ser o melhor caminho para evitar lesões. De acordo com David Willey, editor da revista Runner’s World, especializada em corridas e maratonas, correr sem sapatos pode causar mais lesões, porque grande parte das pessoas não têm o corpo preparado para isso.

» Chinelos são péssimos para seus pés

Ainda assim, milhares de atletas e pessoas comuns se ferem todos os anos, mesmo utilizando os acessórios indicados para evitar as lesões. Nos últimos 40 anos, a média de ferimentos entre atletas é de 60 a 80% deles. Mesmo com as empresas de acessórios de esportes gastando milhões para criar equipamentos de alta tecnologia, não há evidências que suportem que suas descobertas beneficiam o corpo dos atletas. O pesquisador Craig Richards, da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, afirma que analisou estudos realizados nos últimos trinta anos, e não descobriu nenhuma evidência que prove que tênis de corrida diminuem as chances de lesões.

Calçados causadores de problemas

Em todo o reino animal, os humanos são os únicos que cobrem seus pés, e também são os únicos que sofrem com calosidades, joanetes e outros tipos de lesões nos pés. Com essa curiosidade em mente, o pesquisador Daniel Lieberman, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, começou a estudar os motivos pelos quais isso aconteceria.

Um dos testes feitos pelo pesquisador foi realizado comum grupo de seus estudantes, que tiraram seus sapatos e passaram a correr diariamente com uma espécie de luva para os pés, apenas para protegê-los delicadamente. Quando os tênis foram tirados dos pés, os resultados foram semelhantes ao costume dos Tarahumara: os participantes passaram a chegar ao chão mais delicadamente, pousando na ponta dos pés e fazendo menos pressão sobre os calcanhares.

» Salto alto hoje, dores no futuro

Outro estudo, publicado em janeiro de 2010, foi realizado com 68 jovens atletas, e descobriu que as chances de sofrer torções nos pés e joelhos é 38% maior quando eles estão de tênis em vez de descalços. Segundo a pesquisa, o risco de correr com tênis é ainda maior do que aquele encontrado em pessoas que andam de salto alto. [Telegraph]

Nenhum comentário: