1.29.2010

Hipertensão quase uma epidemia

A doença se manifesta quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias para se movimentar é muito forte, ficando o valor igual ou maior que 140/90 mmHg (milímetro de mercúrio), ou 14 por 9. A hipertensão, quando não controlada, pode acarretar derrames, doenças do coração — como enfarte, insuficiência cardíaca e angina (dor no peito) —, insuficiência renal, falência dos rins, alterações na visão e até cegueira.

Brasil tem 17 milhões de hipertensos
Risco é de derrame cerebral, enfarte e angina. Não existe cura, mas pressão pode ser controlada
Dados do Ministério da Saúde revelam que 35% da população do País com mais de 40 anos é portadora da doença, que não tem cura, mas pode ser controlada. Segundo membros do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), desse total, cerca de 35% são diabéticos e apenas 11% estão com a pressão arterial controlada.

Um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostrou que 33% dos óbitos com causas identificadas no Brasil são relacionados a problemas cardiovasculares, como a hipertensão. Uma alimentação não balanceada, especialmente com excesso de sal, pode levar ao quadro hipertensivo. O consumo de bebida alcoólica, o sedentarismo e a obesidade também estimulam a doença. Dados da Organização Mundial da Saúde dão conta de que 13% das mulheres e 9% dos homens brasileiros são obesos.

De acordo com o diretor do INC, o cardiologista Marco Antonio de Mattos, 95% dos hipertensos no mundo têm a doença primária, ou seja, sem uma causa aparente, mas quase sempre com histórico familiar. Além da razão hereditária, os principais fatores de risco da doença são obesidade, estresse, sedentarismo, alcoolismo, tabagismo e dislipidemia (excesso de gordura no sangue).

Quem tiver pressão normal deve ir ao cardiologista uma vez ao ano. As crianças também devem ter a pressão acompanhada pelo pediatra. Já aqueles que apresentarem pressão alta em algum momento devem passar a se consultar a cada seis meses. Alguns conselhos são recomendados para quem enfrenta o problema. O hipertenso deve ser ativo, caminhar por no mínimo meia hora ao dia, durante quatro vezes na semana. Na maioria dos casos, a doença é tratada a partir da mudança de hábitos alimentares. O colesterol do hipertenso deve ser mantido no patamar de até 200 miligramas por decilitro.

“Uma das principais causas do pico hipertensivo é o estresse. A ansiedade e a estafa do dia a dia podem desencadear a hipertensão. O problema é que uma parcela grande da população tem a hipertensão diagnosticada e não faz o tratamento. Além de não tomar os remédios, não muda os hábitos alimentares, não pratica exercícios e não emagrece”, alerta Marco Antonio.
O Dia



O que é pressão arterial normal?

Antes de entender o que é hipertensão, vamos entender o que é pressão arterial normal. Essa classificação segue diretrizes pré-estabelecidas, as quais mencionamos a seguir:

Classificação Pressão Sistólica Pressão Diastólica
PA Normal < 120mmHg < 80mmHg

Pré-hipertensão < 120-139mmHg 80 < 89mmHg

Hipertensão estágio 1 140-159mmHg 85-89mmHg

Hipertensão estágio 2 > ou = 160mmHg > ou = 100mmHg


O que são pressões Sistólica e Diastólica?

Quando o coração contrai, o sangue é bombeado para fora e empurrado contra as paredes das artérias, fazendo com que elas se expandam. A força com que o sangue é impulsionado contra a parede das artérias é chamada de pressão arterial sistólica. Após contrair, o coração relaxa e os vasos sanguíneos se retraem. A medição efetuada nesse ponto determina a pressão arterial diastólica.

O que é hipertensão arterial?

Hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença que não provoca sintomas e, por esse motivo, pode facilmente passar despercebida. No entanto, mesmo assintomática, a pressão alta pode ser muito perigosa para a saúde. A hipertensão não diagnosticada traz complicações como transtornos da visão, doenças do coração, acidentes vasculares cerebrais e problemas renais, entre outros.

Qual a causa da hipertensão?

Em 90% dos casos não é possível apontar a causa da hipertensão. Nos outros 10%, a doença decorre de problemas físicos que podem ser corrigidos com tratamento ou cirurgia.

Quais mecanismos controlam a pressão arterial?
Um sistema complexo controla o fluxo de sangue e regula a pressão arterial.

Além disso, existem outros fatores que interferem no controle da pressão arterial:

- a força e a capacidade do músculo cardíaco de bombear sangue

- a quantidade total de sangue que circula no corpo

- o estado geral das artérias

A hipertensão arterial tem cura?

Na maior parte dos casos ainda não tem cura, mas tem tratamento. E quando seguido corretamente, proporciona uma vida normal.

Quem vai desenvolver hipertensão arterial?

- História familiar

- Idade avançada

Homens acima de 35 anos

- Mulheres após a menopausa.

- Raça negra

- Alimentação com excesso de sal

- Obesidade

- Estresse

- Diabetes

- Hipercolesterolemia

- Aterosclerose

- Tabagismo

- Alcoolismo

Como eu posso prevenir a hipertensão?

Coma pouco sal
Muito sódio (sal) na comida provoca retenção de líquidos e isso pode elevar a pressão arterial. Uma pessoa consome em média 4 a 10 gramas de sódio por dia. Para os hipertensos, o ideal seria consumir não mais de 2 gramas, ou uma colher de chá de sal por dia.

Controle o peso
O excesso de peso sobrecarrega o organismo e pode desencadear hipertensão.

Modere a ingestão alcoólica
Mais de duas doses de bebida alcoólica por dia podem elevar a pressão arterial.

Pratique exercícios físicos
Sem exercícios regulares, o coração, os vasos sangüíneos e os músculos em geral perdem o tônus, o que pode afetar a pressão.

O que faz a pressão subir?

Em geral, os alimentos industrializados como batatas fritas, derivados de carne e condimentos têm alto teor de sódio. Queijos e sanduíches fast food também costumam ter muito sal. Além do sódio, tabaco, álcool e cafeína podem elevar a pressão arterial. Café, chá e refrigerantes contêm cafeína.

Fonte: Site da UFRGS Drª. Cristina Rolim Neumann e Meiri Andréia Maria da Silva - Faculdade de Medicina - Depto. de Medicina Social

Nenhum comentário: