4.19.2011

SITUAÇÕES DE ESTRESSE NO TRABALHO PODEM CAUSAR DEPRESSÃO

faixa_saude.png
Situações de estresse no trabalho podem causar depressão
A depressão é uma das doenças que mais cresce no mundo. O estresse do nosso trabalho pode ser um de seus causadores. Confira esta matéria!

A correria, o excesso de cobrança, o acúmulo de tarefas, tudo isso faz parte da rotina de uma pessoa que trabalha. Mas, quando o estresse é muito, pode ser que algumas doenças acabem aparecendo, como é o caso da depressão. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a depressão passará da 4ª para a 2ª colocada entre as principais causas de incapacidade para o trabalho no mundo até 2020.

Os primeiros sinais de um quadro depressivo são: Irritabilidade, insônia, dores sem causa clínica definida, cansaço excessivo, baixa produtividade e dificuldade para tomar decisões. "As atribuições do cargo também devem ser consideradas fator de risco para a doença. Um executivo, por exemplo, que não gosta de falar em público, mas precisa fazer determinadas apresentações, pode ser forte candidato a tornar-se depressivo", explica Acioly Lacerda, psiquiatra e professor da Unifesp (Universidade Federal da Universidade de São Paulo).

Em longo prazo, quadros de depressão não tratados podem resultar no afastamento das atividades, elevando o absenteísmo nas empresas, ou até mesmo em demissão, já que a baixa produtividade e o desinteresse pela rotina podem afetar a avaliação da empresa sobre o funcionário. "É importante reconhecer os sintomas emocionais e físicos e, o quanto antes, procurar ajuda médica", afirma o psiquiatra.

Fique por dentro destes sintomas:

Emocionais: Tristeza, perda de interesse, ansiedade, angústia, desesperança, estresse, culpa.

Físicos: Baixa energia, alterações no sono, dores inexplicáveis pelo corpo (sem causa clínica definida), dor de cabeça, dor no estomago, alterações no apetite, alterações gastrointestinais, alterações psicomotoras, entre outras.

SINTOMAS DO ESTRESSE: FÍSICOS E PSICOLÓGICOS

Sintomas do estresse: físicos e psicológicos
Descubra se você também sofre deste mal!

Como o estresse pode causar diferentes sintomas, tanto físicos como psicológicos, às vezes fica difícil descobrir se estamos ou não com a doença mais comum da atualidade. Para te dar uma mãozinha neste diagnóstico, enumeramos as manifestações mais comuns do estresse.

Sintomas físicos

- Palpitação, falta de ar, dores no peito e outros sinais de doença cardíaca que devem ser, necessariamente, examinados por um cardiologista.

- Respiração acelerada e fora do comum, vertigem ou leve tontura.

- Sensação de formigamento nas mãos e nos pés.

- Dores crônicas ou recorrentes nas costas ou no pescoço.

- Frequentes dores de cabeça.

- Diarréia ou prisão de ventre.

- Azia e outros tipos de problemas digestivos.

Sintomas psicológicos

- Dificuldade de se concentrar e de tomar decisões simples.

- Insônia.

- Fadiga crônica, mesmo após descanso adequado.

- Ansiedade prolongada.

- Alteração de apetite ou aumenta do consumo de álcool, nicotina ou outras drogas.

- Dificuldade de lidar com problemas pequenos.

- Dificuldade de se divertir.

Sua Dieta

Nenhum comentário: