4.19.2011

Páscoa Light


Páscoa Light

Emagrecer sem resistir às tentações da Páscoa. Sonho? Não, pode ser realidade caso você queira de fato eliminar os quilinhos indesejáveis.
A Páscoa traz consigo um sentimento de harmonia e nos mostra que apesar de tudo há esperança.
Podemos espalhar este conceito para todas as áreas de nossa vida, social, econômica, emocional. Enfim, sempre poderemos alcançar nossos objetivos se realmente quisermos. E não foge à regra a questão do emagrecimento. Para tudo deve haver um limite e, no que se refere à alimentação, essa é uma das leis: quantidade adequada de alimentos = uma boa saúde.
Um dos alimentos que não pode faltar na Páscoa é o tradicional chocolate. São muitas as maneiras que ele pode ser consumido. Ovos, bombons, ovinhos, em barra, seja como for, ele é bem comum entre nós, mas é preciso tomar cuidado com este alimento.
Rico em carboidratos e gorduras, o chocolate fornece muitas calorias. Para se ter uma idéia, uma barra pequena de chocolate ao leite (30g) fornece em média 170,40 kcal. Ou seja, quase 200 calorias numa sobremesa. Para quem quer emagrecer esse valor é muito alto.
Seria necessário para gastar 200 kcal, fazer 50 minutos de caminhada ou 50 minutos de ciclismo, tudo isso por causa de uma mísera barrinha de chocolate. Na Páscoa há quem devore meio ovo brincando. Agora imagine quantas horas de exercícios físicos não serão necessários para gastar tanta caloria.
Por isso, faça o seguinte: não deixe de comer o seu chocolate, mas prefira-o sem muitos cremes, doce de leite, avelãs, amêndoas, entre outros. E coma devagar e aos poucos, para que não haja um ganho de peso acentuado.
Não esqueçam que o chocolate diet não favorece o emagrecimento. Muitas pessoas acreditam que esse tipo de chocolate possui menos calorias e dessa forma é um bom substituto para o chocolate tradicional, mas isso não é verdade. O chocolate diet é isento de açúcar, mas possui grande quantidade de gordura e por isso não ajuda quem quer eliminar peso.

Semana Santa escolhas certas na alimentação

O domingo de Páscoa se aproxima e com ele o delicioso almoço em família, além dos calóricos ovos de Páscoa.
Como não cair em tentação? Veja algumas dicas para que você comemore essa data com seus familiares, saboreie as delícias, mas não fique fora de forma.

  • Primeiro é importante se conscientizar do significado da Páscoa - sentido de renovação, mudança. O principal motivo desse dia é a confraternização com os familiares de um novo ciclo que se inicia;



  • Faça o café da manhã normalmente, tenha uma refeição balanceada, não fique sem comer até o almoço, pensando já nos possíveis abusos que terá no dia. Se você não tiver com fome, conseguirá se controlar com as quantidades;



  • No almoço, se você for cozinhar para família, escolha preparações saudáveis, o peixe é uma ótima pedida, prepare-o assado, grelhado ou cozido. Faça uma salada bem variada, com bastante ingredientes: folhas, legumes e frutas, e escolha um acompanhamento que não seja fritura, exemplo: purê, creme, arroz, legumes cozidos, massa, etc. Se você for almoçar na casa de alguém, dentro do possível escolha o que for mais saudável e nutritivo, e o mais importante, não exagere na quantidade;



  • Quanto aos ovos de páscoa, o chocolate meio amargo é uma boa escolha, já que é mais saudável do que os outros por conter propriedades funcionais à saúde;



  • Evite o chocolate branco e os recheados com nozes, amendoim, castanha-de-caju, trufados, pois são bem mais calóricos do que o chocolate ao leite;



  • Se você não for diabético, o chocolate diet não é uma boa opção. O chocolate diet é isento de açúcar, mas possui grande quantidade de gordura e por isso não é indicado para quem quer emagrecer;



  • Se você gosta de colomba, cuidado com a quantidade que vai comer, pois também é bem calórica, não consuma mais que uma fatia por vez;



  • Os chocolates que sobrarem divida com seus amigos, distribua para crianças e guarde somente um pouco para você comer de vez em quando um pedacinho. Vamos, faça um esforço, assim não terá arrependimentos

  • No tradicional almoço de Páscoa, faça preparações mais saudáveis com muita salada colorida, legumes, carne branca como peixe, frango ou aves. Outra dica importante é sempre dar preferência aos alimentos integrais que possuem mais nutrientes, como o arroz integral.

    Pegando o embalo do peixe da Sexta-Feira Santa, vamos consumir mais este alimento lembrando de todos os seus nutrientes como vitamina B1, D, sódio, magnésio, proteínas, além de ácidos graxos ômegas 3 e 6 que são grandes combatentes de doença cardiovascular. Possuem ainda gordura insaturada que é o tipo de gordura que não aumenta o colesterol sangüíneo.

    Para a sobremesa (se o chocolate não for suficiente), escolha uma preparação com frutas que será menos calórica, mais barata e muito mais saudável, rica em nutrientes: frutas frescas ou salada de frutas.
    Comemore a sua Páscoa com a família, com os amigos e não perca o espírito de união, de fraternidade, faça um gesto carinhoso com quem você gosta: divida também o seu chocolate. Seus amigos e sua barriguinha agradecem.
    Por:
    Roberta dos Santos Silva
    Syber Diet

    Mais uma sugestão:
    Quem é que não espera ansiosamente o Domingo de Páscoa? Assim como o Natal, a Páscoa é o dia em que as famílias se reúnem em volta de uma mesa farta para se deliciarem com tortas, pães recheados, bolos, colombas pascais, doces e chocolates! Mas, não é porque você está fazendo uma dieta ou está tentando manter o peso que deixará de comer essas gostosuras, não é? Conheça melhores opções na hora de se alimentar e não extrapole na quantidade.
    Planeje seu almoço de Páscoa. Independente de ser em casa ou em um restaurante, escolha alimentos de fácil digestão e com baixo valor calórico, como:

  • Saladas à base de verduras e legumes, temperadas com azeite, limão, sal ou mostarda. Evite maionese e molhos cremosos.



  • Carnes magras: como os cortes bovinos: lagarto, filé mignon, coxão duro, coxão mole e patinho; peixe de músculo claro (bacalhau, badejo, corvina, garoupa, linguado, pescada) e aves (principalmente a região do peito, sem pele).



  • Acompanhamentos: arroz, batata cozida ou assada, polenta, cuscuz e massas com molho simples, como o de tomate (esqueça aqueles com creme de leite ou leite de coco, eles são muito gordurosos).



  • Sobremesas: opte pelas frutas típicas de sua região, utilizando-as picadas, na forma de saladas de frutas com gelatina, cozidas ou assadas (com canela e adoçante). Evite os cremes, mousses, pavês, tortas ou bolos com recheio, eles contêm muita gordura em sua composição (proveniente dos ovos, manteiga ou margarina e creme de leite), são muito calóricos!


  • Na Páscoa é muito comum a troca de presentes especialmente a de ovos de chocolate. Se você não está querendo "cair na tentação", avise seus familiares e amigos que este ano, ao invés de ganhar ovos imensos, você prefere uma caixinha de bombons ou um ovo menor.

    Se você é o único de casa que está querendo emagrecer ou está preocupado em manter o peso, não vá ao supermercado comprar doces, colombas pascais ou chocolates para presentear seus familiares. Imagine só a vontade que você irá passar!

    Lembre-se que a quantidade a ser comprada deve ser limitada: o consumo de doces - em excesso - não é saudável nem para quem está acima do peso e nem para quem é magro.
    Se você já ganhou, mesmo antes do Dia da Páscoa, um farto ovo de chocolate ou uma colomba pascal, o que fazer? Ficar com vontade de comê-lo, não é benéfico para ninguém. No entanto, devorá-lo em poucos minutos, também não é.
    Para não se descontrolar, você pode resolver essa situação de duas maneiras: abra o presente, experimente um pedacinho e compartilhe-o com seus familiares e amigos, assim, sua tentação logo poderá acabar; ou coma um pedacinho e guarde o restante em um recipiente, de tal forma, que você possa ir consumindo aos poucos, ao longo de toda a semana.
    Dessa forma, você não sobrecarregará seu organismo de calorias extras e nem sua consciência de culpa. Muitas pessoas acreditam que o chocolate diet possui menos calorias que o tradicional. Não se iluda!
    Apesar de não possuir açúcar e sim adoçante, esse tipo de chocolate, em geral, contém um teor maior de gordura para ter a mesma consistência de um chocolate comum. Aí é que mora o perigo, pois, dessa forma, ele acaba sendo tanto ou até mais calórico que o tradicional.
    Portanto, ele é indicado apenas para as pessoas diabéticas e não para aquelas que querem emagrecer.
    Seguindo essas dicas, você não correrá o risco de exagerar na alimentação e não terá o sentimento de "arrependimento", típico das segundas-feiras após as grandes festas.

     

    Nenhum comentário: