Rio -  Os trabalhadores que buscam novos desafios profisisonais podem começar a se preparar para ocupar uma das 33 mil oportunidades que serão abertas no Setor Naval do Estado do Rio até 2014. Os futuros metalúrgicos devem ficar atentos às 27 mil chances que empresas e entidades do ramo oferecem. Os interessados também vão ter chance de ocupar outras 5 mil oportunidades no polo de peças de navios que será construido em Duque de Caxias, na Baixada. O passo inicial é a capacitação, disponível em cursos de orientação profissional em unidades do Senai.
Formação pode ser obtida em cursos especializados, entre eles os do Senai e da Faetec | Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia
Formação pode ser obtida em cursos especializados, entre eles os do Senai e da Faetec | Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia
A previsão do setor é de geração de 11 mil empregos na construção de novos estaleiros e 16 mil postos de trabalho na operação, sem contar os cinco mil em Caxias, no polo de peças para navios.
A criação das vagas foram divulgadas no último dia 24 durante o II Balanço do Setor Naval e Offshore do Rio, evento realizado pelos jornais ODIA e Brasil Econômico, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviço do Rio (Sedeis), Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio (Codin), Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval) e Sistema Firjan. Todos os temas discutidos no evento estarão no suplemento especial que virá encartado gratuitamente no jornal O DIA deste domingo.
Além de cursos de capacitação, os interessados podem fazer cadastro na Internet ou enviar currículo por e-mail para empresas, de olho nas oportunidade de empregos que serão oferecidas a partir deste ano. Companhias como Estaleiro Aliança, Niterói; Brasfel, mantêm espaço em suas páginas eletrônicas para cadastramento de currículos.
COMO SE CANDIDATAR OU SE PREPARAR
CADASTRO DE CURRÍCULO
Aliança: É necessário preencher formulário em http://www.estaleiroalianca.com.br/fischer/webwork/curriculo/cbo/iniciar.action?idPortal=3&rnd=0.0845161
2335809577.

Brasfel:
Mandar para rh.curriculo@kfelsbrasil.com.br.

Odebrecht:
http://www2.odebrecht.com.br/curriculo/curriculo_sirius.cfm.
Camargo Corrêa:
https://www.vagas.com.br/IdCandColetaCur.asp.

Atlântico Sul: http://www.estaleiroatlanticosul.com.br/ em cadastre-se.

CURSOS
Senai-RJ: capacitação e especialização, ajustador mecânico, soldador e pintor industrial. Tel: 0800-023-1231.

Faetec: cursos técnicos em construção naval e máquinas navais e básico em caldeiraria. Unidades no Rio, Grande Rio e interior. Informações: (21) 2332-4085.

Petrocenter: cursos de logística, treinamento em segurança, operador de produção de petróleo. No Rio e em Macaé. (21) 2518-2537 e 2516-0823 ou www.petrocenter.com.br .

IWC: cursos para inspetores de dutos terrestres e de soldagem N1, entre outros. Ligar (21) 2270-0919 ou www.iwccursos.com.br.

Currículos por área