4.27.2012

Peso estável: aposte na malhação 1 hora por dia

Cientistas comprovam que a prática de exercícios físicos cinco vezes por semana, aliada a uma dieta alimentar com baixas calorias, mantém o corpo em forma

POR Gislandia Governo
Rio -  A batalha contra a balança é árdua. Porém, alcançado o objetivo, manter o corpo em forma pode ser um desafio ainda maior. Felizmente, há uma estratégia simples para não voltar a engordar: exercitar-se pelo menos 55 minutos durante cinco dias da semana. A conclusão é de um estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.

Mas para os pesquisadores, a atividade física por si só não funciona se a pessoa não mudar o comportamento ao se alimentar. Eles acreditam que a combinação de dieta pouco calórica com a prática de exercícios por uma hora diária faz perder 10% do peso e se manter estável na balança.
A funkeira Valesca Popozuda malha pelo menos três vezes por semana | Foto: Marcelo Régua / Agência O Dua
A funkeira Valesca Popozuda malha pelo menos três vezes por semana | Foto: Marcelo Régua / Agência O Dua
O estudo analisou um grupo de 200 mulheres obesas ou acima do peso durante quatro anos. Elas foram instruídas a consumir entre 1.200 a 1.500 calorias diárias. Após seis meses, os pesquisadores observaram que todas as mulheres dos quatro grupos perderam até 10% do peso. Mas apenas um quarto delas, por ter continuado a se exercitar cerca de 275 minutos por semana, não voltou a engordar.

EFEITO SANFONA

Além da preocupação estética, perder e ganhar peso causa riscos à saúde. É o conhecido ‘efeito sanfona’, que pode desencadear doenças coronarianas, hipertensão e colesterol alto.

“O estudo reforça o conceito que manter o peso conquistado pode ser bem mais difícil, pois ao emagrecer, muitos deixam a dieta de lado. É importante manter o peso com reeducação alimentar e atividade física regular”, destaca o professor de Educação Física Antônio Santos, da academia Acqua Fitness.

‘Tem que fazer esforço’, diz Valesca

O professor de Educação Física Antônio Santos explica que, para manter o peso, o ideal é um programa que alie exercícios aeróbicos e localizados para o ganho de massa muscular.

A funkeira Valesca Popozuda segue à risca. “Malho pelo menos três vezes por semana e não faço dieta rígida. Mas se eu não controlar os excessos, acabo engordando. Não adianta, para manter a silhueta tem que fazer esforço”

Opinião:
 1- Primeiro deveremos saber qual o objetivo de nossos exercicios, pois repetições queima o musculo e da resistencia, então se o objetivo é saude coloque o peso que voce levanta sem muita dificuldade e mande uma série de 12 repetições por cinco ou seis vezes. Se o objetivo é estético, crescer mesmo, tem que colocar o maximo de peso que voce aguentar e mandar sete repetições por quatro vezes, os intervalos devem ser de um minuto mais ou menos entre cada repetição. Voce pode utilizar piramide, começa com um pouco menos de peso, coloca na terceira séria o maximo que consegue, e por final nas duas ultimas séries aumenta o que voce consegue. Sempre diminuindo duas ou tres repetições. Fisiculturismo é uma ciência, então o assunto rende muuuuuuuito. O ideal é conseguir um instrutor e expor a ele seus objetivos, porque voce vai precisar montar séries de exercicios. Para saude tres vezes por semana esta de bom tamanho, para estética, cinco a seis vezes. Sempre alternando os conjuntos musculares. Boa malhação a todos, e muito cuidado com a postura, sempre mantendo a coluna ereta.

2- olha é o seguinte sou especialista formado de medicina tudo sobre massa corporea, e é o seguinte na questao de malhar e como: pegue um peso no qual vc fazendo 10 repetiçoes e apos essas repetiçoes vc enfraquece,na maioria das vezes jovens de pelo menos 14 anos normais conseguem com 5,6 kilos mais ou menos ate ficar cansado, entao pegue esse peso e faça de 8 a 12 repetiçoes 3 vezes cada musculo, divida aquilo que vc quer ter o resultado em tres vezes na semana:por exemplo (o que vc gosta)
-biceps,triceps,antebraço,ombro sei la vc escole,ai vc faz esses musculos na segunda na quarta e na sexta, e o resto vc faz nos outros dias como peito,costas,perna,abdomen.
e é logico uma boa alimentaçao.

3-  pela minha experiencia o correto é 50 min… mais as vezes chegamos até  1:30 no maximo, o tempo nao determina muito o que interessa é como que vc malha, muita repeticao queima massa, dependendo do musculo, tem certos musculos que nao pode malhar muito com peito e costas, tem que ser pesado mais com poucas repeticoese no maximo 5 exercicios diferentes…

Nenhum comentário: