4.27.2012

Últimas Notícias (Ancelmo.com)

O povo apoia o Conselho Nacional de Justiça

A Ouvidoria do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) registrou no primeiro trimestre deste ano 403 manifestações sobre a atuação da Corregedoria Nacional de Justiça. Do total, 386 foram para elogiar o órgão.

Dicró morreu na quarta para não atrapalhar o feriado

A morte de Dicró encerra a história dos três malandros e deixa uma coincidência. Bezerra da Silva (1927-2005) faleceu numa segunda-feira; Moreira da Silva (1902-2000, numa terça; Dicró, como se sabe, na última quarta, para, como o próprio dizia, "não atrapalhar o feriado".

Pesquisa: UPP deu segurança a 74% dos cariocas

Míriam Leitão e o secretário José Mariano Beltrame em debate sobre as UPPs, no Santa Marta
A agência de publicidade NBS reuniu mais de 300 pesssoas no lançamento do projeto Rio+Rio, que tem como objetivo facilitar a entrada da iniciativa privada nas comunidades pacificadas e gerar negócios que favoreçam os empresários e moradores locais. Durante o evento, na manhã de quinta-feira, foi anunciada uma pesquisa recente, feita pela empresa, que chegou ao seguinte resultado: 98,3% dos entrevistados que já visitaram uma comunidade pacificada acham que a experiência foi positiva e 74% dos cariocas se sentem mais seguros hoje do que há três anos, antes da inauguração da primeira Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

O evento aconteceu na quadra do Santa Marta e reuniu na plateia empresários, artistas, formadores de opinião, jovens engajados e boa parte dos comandantes de UPP. Estavam presentes o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame; a jornalista Miriam Leitão; Jerson Kelman, presidente da Light; Sergio Ricardo Macedo, Superintendente do Banco Santander; a Major Pricila Oliveira e Thiago Firmino, morador da comunidade.

-- Com a UPP integramos a população e o resto da cidade. Nosso objetivo é criar um ambiente onde as comunidades tenham tudo o que os outros lugares também têm. Mas a pacificação é um processo. Não vamos mudar 30 anos em apenas um -- disse o secretário Beltrame.

A agência NBS elaborou uma cartilha com dez dicas para as empresas que querem entrar com suas marcas nas UPPs. A ideia é mostrar para a iniciativa privada que o modelo de negócio precisa ser repensado e adequado ao perfil de cada comunidade e e isso exige conhecimento específico.

A NBS anunciou ainda que vai inaugurar em breve um escritório dentro do próprio Santa Marta. O local já está em obras e vai funcionar como uma base avançada de trabalho da agência, que tem sede no bairro de Botafogo.

-- No seu papel de empresa de comunicação, a NBS quer se colocar como uma facilitadora da aproximação entre empresas e as UPPs e pra isso decidimos montar uma base nossa no Santa Marta como exemplo do discurso que estamos defendendo - afirma Antonino Brandão sócio e diretor da NBS.

Antes de encerrar o evento, a NBS apresentou aos seus convidados um pequeno show com os meninos da Batalha do Passinho. Ao som de funk eles entraram na quadra dançando e apresentaram no palco um dos projetos que precisa de apoio da iniciativa privada. A festa terminou ao som de funk.

Michael Sullivan se recusa a soprar bafômetro

O cantor e compositor Michael Sullivan (Ivanilton de Souza Lima), de 62 anos, caiu na rede da Operação Lei Seca na Barra da Tijuca, na madrugada de hoje, na Avenida das Américas, sentido Recreio, na descida de um viaduto em frente ao Shopping Downtowon.
Sullivan -- autor de músicas famosas como "Me dê motivo", gravada por Tim Maia, e "Um dia de domingo", com Gal Costa -- se recusou a fazer o teste do bafômetro, foi multado em cerca de R$ 900 e teve apreendida a carteira de habilitação. Ele dirigia um Land Rover. O veículo foi liberado porque Sullivan conseguiu chamar um motorista habilitado.

UFRJ aprova título de Doutor Honoris Causa para Lula

O conselho universitário da UFRJ aprovou hoje a concessão do título de Doutor Honoris Causa para o ex-presidente Lula.
A proposta, que tinha sido barrada por estudantes que integram o conselho, foi aprovada com 34 votos favoráveis, 5 contra e uma abstenção.

Os professores que defenderam a homenagem a Lula lembraram de sua trajetória não apenas como presidente, mas como sindicalista e de pessoas que superou obstáculos durante a vida.
Como é recorrente a alegação de que Lula é "uma figura que não estudou e não tem diploma", a professora Eleonora Ziller, da Faculdade de Letras, argumentou que é preciso confrontar a nossa tradição, que só valoriza quem é bacharel.
-- O quadro em que Lula foi formado fez dele um intelectual orgânico. Ele foi formado por Mário Pedrosa, Marilena Chauí, Sérgio Buarque de Holanda, Aziz Ab'Saber” -- disse a professora, lembrando ainda que, para “o maior intelecutal deste país”, Antonio Candido, Lula tem uma inteligência rara.

Motorista de ônibus pede socorro a passageiros

Terça, por volta das 19h30m, na Avenida Rio Branco, o motorista do ônibus C72.135 da linha C-10 (Central-Bairro de Fátima), da empresa Transurb, virou-se se para os passageiros e implorou:

-- Por favor, vocês podem me ensinar o caminho? Nunca andei nessa linha. Sou da 422. Me puseram aqui, e agora estou perdido...

Meio apavoradas, duas passageiras ensinaram o roteiro até o ponto final, no Bairro de Fátima.

Descanse em paz, Dicró

O "boa noite" da turma da coluna homenageia hoje Dicró, o mais malandro dos sambistas, que morreu ontem à noite, no Rio, aos 66 anos.
Um de seus hits foi Praia de Ramos. Confira aqui a letra e a música no YouTube.
"Praia de Ramos

Domingo de sol
Adivinha pra onde nós vamos
Aluguei um caminhão
Vou levar a familia na praia de Ramos

Domingo de sol
Adivinha pra onde nós vamos
Aluguei um caminhão
Vou levar a familia na praia de Ramos

Minha sogra aquela besta
Cismou de me acompanhar
Levou sabonete e henê
Só para me envergonhar

Minha nega toda prosa
Num maior samba-canção
E meu filho Joazinho, jogou um siri no meu calção

Domingo de sol

Domingo de sol
Adivinha pra onde nós vamos
Aluguei um caminhão
Vou levar a familia na praia de Ramos

Domingo de sol

Domingo de sol
Adivinha pra onde nós vamos
Aluguei um caminhão
Vou levar a familia na praia de Ramos

De repente o reboliço
Era minha sogra se afogando
Eu pulava de alegria
Meu sonho estava se realizando

Mas tudo que é bom dura pouco
O salva-vida um tremendo negão
trouxe a velha no braço
Mas na onda perdeu o calção

Que confusão, que confusão
Todo mundo achava enorme
A coragem do negão

Que confusão, que confusão
Todo mundo achava enorme
A coragem do negão

Domingo de sol
Adivinha pra onde nós vamos
Aluguei um caminhão
Vou levar a familia na praia de Ramos

Domingo de sol
Adivinha pra onde nos vamos
Aluguei um caminhão
Vou levar a familia na praia de Ramos"

Índio quer decisão de Paes

Na Casa da Gávea, na terça-feira, o índio Marco Terena (aquele que tem uma cadeira na ONU como representante dos povos indígenas) disse que irá trazer 20 guerreiros para “colocar o prefeito Eduardo Paes na parede pois ele está enganando os índios sobre o local onde eles ficarão instalados durante a conferência Rio + 20".
-- Cada hora ele diz uma coisa. Uma hora ele diz que é no Hipódromo, depois diz que não é. Não estamos brincando de índio” -- declarou Terena.

Ladrão de bicicleta é pego em flagrante

Milagres acontecem. Hoje à tarde, agentes da Unidade de Ordem Pública da Tijuca (UOP-Tijuca), da Guarda Municipal, prenderam em flagrante Alex Borralho da Silva, 19 anos, por ter furtado uma bicicleta, que estava presa por cadeados num bicicletário na Praça Celso da Rocha, em frente ao Shopping Tijuca.

Os guardas viram o acusado utilizando um alicate para cortar as corrente que prendiam a bicicleta. Imediatamente os GMs se aproximaram e deram voz de prisão.

Arthus-Bertrand: o mar é a lata de lixo da humanidade

O fotógrafo Arthus-Bertrand diante da foto do Piscinão de Ramos
Há 20 anos, o fotógrafo e ambientalista Yann Arthus-Bertrand, francês, começou a fazer fotografias aéreas que resultaram em exposições e no fantástico livro "A Terra vista de Cima", que reúne 170 fotografias inesquecíveis. Pela primeira vez o fotógrafo está no Rio para a abertura de sua exposição na Cinelândia, com 130 fotos, e um debate dentro da série Encontros do GLOBO, no Cine Odeon, ocorrido hoje à tarde. O fotógrafo foi aplaudido quando disse que, apesar de importantes, eventos como o da Rio+20 -- a conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável -- raramente produzem resultados concretos.
-- Não são os políticos que vão mudar o mundo, mas nós, cidadãos. Não teremos uma revolução política nem econômica, mas espiritual, no sentido ético e moral -- afirmou o ambientalista, que, após o debate, apresentou seu filme "Home".
Arthus-Bertrand -- que veio a convite da Rio+, quando serão exibidos documentários dele no Cine Odeon -- transmite a ideia de que é um cético que não tem outra alternativa a não ser acreditar que o mundo vai resgatar seu meio ambiente e, ao final, a civilização vai se salvar.
-- Somos a única espécie que sabe da tragédia ambiental e não toma providências. O mundo não vai acabar mas é preciso fazermos algo para evitar isso. Consumir menos, por exemplo -- afirmou o fotógrafo, lembrando o dia em que reuniu um grupo de crianças e perguntou se elas achavam que o mundo ia acabar.
-- Sessenta por cento ergueram os braços. As crianças têm mais consciência do que os adultos da gravidade da situação pela qual atravessa o mundo hoje -- disse Bertrand, no debate que teve a participação do fotógrafo Custodio Coimbra e, como mediador, o fotógrafo e editor de suplementos do GLOBO, Marco Antônio Rezende.
A exposição terá fotografias aéreas feitas na Praia de Ipanema, Centro, Rocinha e no Piscinão de Ramos.
-- Fiz foto do Piscinão de Ramos lotado, ao lado do mar da Baía de Guanabara, toda vazia por causa da poluição -- observou Bertrand.

Ex-piloto de balões -- o que ajudou em seu trabalho -- Bertrand já fotografou áreas em 120 países. Em entrevista ao blog de Ancelmo Gois, ele disse que os países da África apresentam maior degradação ambiental hoje e que os países nórdicos são os mais conscientes da questão ambiental, confirmando que educação tem tudo a ver com meio ambiente. Ele disse acreditar na importância de seu trabalho como testemunha da degradação do planeta, apesar da aparente contradição de o feio (a poluição) produzir o belo na plasticidade de suas fotografias
-- Minhas fotos ajudam a explicar o mundo de uma forma bonita -- diz o fotógrafo, para quem a técnica e os equipamentos não são tão importantes para se fazer boas fotos, mas, sim, a motivação para produzi-las.

Apesar de ter percorrido tantos países, Bertrand diz que o melhor lugar do mundo é a casa dele. E suas melhores fotos são as dos filhos em sua carteira.
Bertrand é engajado em educação ambiental. Para isso deu câmeras fotográficas a ONGs que atuam no Tânger (Marrocos) pra documentar a degradação ambiental lá.

-- Infelizmente o mar é a maior lata de lixo do planeta. O mundo virou uma imensa loja em que todos querem consumir para se sentir melhor. E isso é ruim para o planeta -- afirma Bertrand.
O Centro do Rio visto de cima, em foto de Bertrand
Em 20 anos que Bertrand fotografa a terra vista de cima:
-- O PIB mundial aumentou em 75%, chegando a 63 TRILHÕES de dólares, mas ainda há UM BILHÃO de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza.
-- Cerca de 1 BILHÃO de homens e mulheres sofrem de desnutrição e quanto o mesmo número sofre de obesidade.

-- As emissões de CO2 aumentaram em 36% e atingem 30 BILHÕES de toneladas por ano. Mas as energias renováveis progridem a uma velocidade tremenda: o uso da energia solar cresceu 30.000%.
-- As florestas mundiais perderam quase 300 MILHÕES de hectares, ou seja, quase 13 MILHÕES de hectares por ano. Mas atualmente quase 6% das florestas são certificadadas -- e hoje, 13% das terras são protegidas.
-- Uma espécie de vertebrado em cada 5 corre risco de extinção.
A entrada da Rocinha vista de cima
Uma das entradas da favela da Rocinha com a passarela sobre a auto-estrada Lagoa-Barra

cena carioca

A Delta está na boca do povo

A construtora Delta está mesmo na boca do povo. Um ônibus da linha 155 (Ipanema-Central do Brasil) passava agora à tarde pela Rua Farani, em Botafogo, quando se avistou a loja da Delta Digital -- que não tem nada a ver com a Delta do Cachoeira -- e se ouviu o seguinte diálogo entre o cobrador e o motorista:
-- Olha lá o escritório da Delta! Essa empresa bandida enfiada num rolo sem tamanho -- apontou o cobrador, confundido a empresa de impressão com a construtora.
-- Saiu do Maracanã e vai desempregar um monte de gente -- lembrou o motorista.
-- Já caiu o chefão e prenderam outro ontem -- observou o cobrador.
-- Esse pessoal tá tudo assim ó com aquele Cachoira -- completou o motorista.
E lá se foram eles comentando mais notícias de hoje.

Nenhum comentário: