1.25.2013

EXERCÍCIOS PARA A CONCENTRAÇÃO (memorização)


Concentrando-se em seu interior
 O trabalho de Orientação Profissional tem como premissa trabalhar um conjunto de atitudes, autoconhecimento e conhecimento da realidade profissional. Todavia, acho importante adicionar ao programa (OP) algumas dicas de concentração e relaxamento. Para realizar esse exercício, é preciso que você fique deitado de maneira extremamente confortável, procurando relaxar ao máximo todos os músculos de seu corpo. Em seguida, feche os olhos concentre-se no bater do seu coração. Procure não dar atenção a qualquer outra coisa.Procure visualizá-lo mentalmente, concentrando-se na maneira como ele é capaz de bombear sangue para todas as outras partes de seu corpo.

Visualize o caminho percorrido pelo sangue em suas veias e artérias. Procure imaginar o sangue entrando em cada um de seus órgãos. Caso alguma parte de seu corpo esteja cansada ou dolorida, imagine que um suprimento extra de sangue e oxigênio está se dirigindo àquela região, com o objetivo de aliviar a dor e cansaço. Por exemplo, imagine que você trabalhou o dia inteiro digitando em seu computador, ficando com os olhos extremamente cansados. Nesse caso, você pode imaginar um fluxo maior de sangue indo em direção a seus olhos. Alguns mestres Yogues possuem tanto controle sobre esse exercício que são capazes de controlar completamente a pulsação, sendo inclusive capazes de diminui-la ou aumentá-la utilizando apenas a meditação.

Compreendo que ser capaz de controlar os batimentos cardíacos não seja de interesse de todos. No entanto, são inegáveis os benefícios que tais exercícios podem trazer para nossa habilidade em concentrar-se.
O texto acima, foi extraído do site http://www.memorizacao.blogspot.com.br

Nenhum comentário: