1.25.2013

Ioga tem efeitos positivos na maioria das doenças psiquiátricas

Revisão de mais de cem estudos aponta que depressão, esquizofrenia e distúrbios do sono melhoram com a prática oriental

O Globo

Ioga na cabeça: distúrbios mentais melhoram com a prática
Foto: Paula Giolito
Ioga na cabeça: distúrbios mentais melhoram com a prática Paula Giolito
RIO - A prática da ioga tem efeito positivo em depressão e distúrbios do sono mesmo sem medicamentos, e melhora os sintomas associados à esquizofrenia, déficit de atenção em pacientes em tratamento, de acordo com uma revisão de mais de cem estudos sobre o tema publicado na revista “Frontiers in Psychiatry” nesta sexta-feira.
O professor de psiquiatria e medicina do Centro Médico da Universidade de Duke, P. Murali Doraiswamy, autor do estudo, explicou que as evidências científicas sobre a prática milenar é altamente promissora no que se refere às doenças psiquiátricas e mostrou que a ioga não só ajuda a melhorar os sintomas, mas também tem papel importante na prevenção de doenças relacionadas ao estresse.
A revisão encontrou evidências de biomarcadores que mostraram as influências da ioga em neurotransmissores, inflamações, estresse oxidativo, fatores de crescimento e gordura.
— Houve melhora nos tratamentos com ou sem drogas. Se os benefícios da ioga fossem encontrados em um único medicamento, este seria o mais vendido no mundo — disse Doraiswamy.

Nenhum comentário: