1.24.2013

Sálvia

Os benefícios da Sálvia


De origem mediterrânea, a salvia é conhecida como a erva da longevidade.

De origem mediterrânea, a salvia é conhecida como a erva da longevidade.

Seu nome deriva do latim salvere cujo significado é boa saúde. Os romanos a consideravam uma erva sagrada, e para colhê-la, faziam muito rituais. Muito utilizada na culinária, dá sabor e variedade aos pratos, porém não se deve misturar a ela outros temperos, pois pode haver alteração de sabores.

Na medicina popular, seu chá auxilia na digestão e tem poder tonificante para o fígado, podendo aliviar também os sintomas da menopausa. Não deve ser usado em períodos longos. Como cosmético, pode ser um ótimo adstringente para a pele oleosa.

A sálvia é antiinflamatória, adstringente, antiespasmódica, tônica e estimulante da digestão. É indicada nos casos de inapetência, edema, afecções da boca, afta, tosse e bronquite. 

 Salvia L. é um género botânico da família Lamiaceae, conhecidas como Salva em Portugal e Sálvia no Brasil. Quando nada mais é especificado, parte-se do princípio de que se está a falar de Sálvia-comum.
Este género inclui arbustos, plantas perenes e anuais. São usadas como condimento, erva medicinal e como plantas ornamentais.

Sinonímia

Espécies

Nenhum comentário: