7.25.2013

A MODA DAS DIETAS E SUAS REPERCUSSÕES NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR…



 A exagerada preocupação com a forma corporal que hoje  se verifica vem provocando o incremento de toda uma gama de novas doenças reconhecidas como transtornos do comportamento alimentar (TCA), destacando-se a anorexia nervosa, a bulimia nervosa, o transtorno da compulsão alimentar periódica, este último referente à modalidade transtornos alimentares não especificados.

 Devido à maior valorização da aparência física e, em  conseqüência, a verdadeira obsessão que, principalmente, as mulheres têm desenvolvido com relação às dietas e a magreza, verifica-se um significativo aumento da doença nos dias de hoje, pois os especialistas afirmam que as dietas rigorosas desempenham papel fundamental (embora não seja o único) no desencadeamento dos transtornos do comportamento alimentar.(Andrade, 2000;SBPC, 1993).

 Muito se tem estudado e divulgado sobre os efeitos do excesso de peso na saúde  porém, o mesmo não se verifica com relação ao efeito da adoção indiscriminada de dietas restritivas e do quão arriscada essa prática pode ser. Embora originalmente o termo dieta tenha significado “hábitos diários de alimentação” , nos dias de hoje é quase sinônimo de privação de alimentos.

 A vergonha que alguns pacientes sentem em expressar sintomas, e mesmo o desconhecimento de que tais sintomas representam alguma doença, colabora com a ausência de informações mais precisas sobre a incidência dos TCAs. Sabe-se, porém, que mais de 90% dos casos ocorrem com as mulheres.

 No Brasil em estudo de base populacional realizado por Nunes na cidade de Porto Alegre, foram investigadas a prevalência de comportamentos alimentares anormais e práticas inadequadas de controle de peso em 513 mulheres adolescentes e adultas jovens de 12 a 29 anos. Os resultados são apresentados no quadro abaixo:

30,2% dessas mulheres apresentaram comportamento de risco para desenvolver um TCA;
11,3% apresentaram comportamento alimentar patológico, correspondendo a quadro subclínico de desordem da conduta alimentar, os quais se enquadram nos critérios diagnósticos
8,5% fazem uso de laxantes.

Nem todas as pessoas que fazem dieta desenvolvem um transtorno do comer, porém, diferentes pesquisas realizadas em diferentes países apontam para o seguinte:

Adolescentes do sexo feminino que realizaram dieta severa têm dezoito vezes mais chances de desenvolver TCAs em relação àquelas que não fizeram dietas e as que realizaram uma dieta moderada tiveram cinco vezes mais chances. Os pesquisadores ainda concluíram que o comportamento dietante é o mais importante preditor para o
desenvolvimento de TCAs (Andrade, 2000, p. 22).
Em um estudo clássico teve como objetivo estudar as conseqüências psicofisiológicas da fome em pessoas inicialmente saudáveis e emocionalmente estáveis. Trinta e seis militares se voluntariaram para esta experiência. Esses voluntários foram submetidos a uma dieta restritiva prolongada em que a ingestão calórica foi reduzida à metade (prática comum entre mulheres que querem emagrecer rápido). Observaram-se as seguintes mudanças no comportamento desses voluntários, após terem perdido 25% de seu peso corporal:

  • Estavam cada vez mais preocupados com comida e o comer.

  • Colecionaram receitas e livros de culinária

  • Desenvolveram hábitos novos na ingestão de alimentos

  • Utilizavam um tempo desmedito em planejar as refeições

  • Bebiam mais chá, café e outros liquidos

  • Mastigavam mais chicletes

  • Aumentavam o consumo de cigarros

  • Faziam combinações estranhas de alimentos;

  • Todos desenvolveram depresao , indecisão , ansiedade, isolamento social , variedade de humor, Perda do interrese sexual.

  • Apresentaram episódios de bulimia.

O link do artigo completo segue abaixo

Nenhum comentário: