7.24.2013

Acidente de trem deixa ao menos 56 mortos na Espanha

Descarrilamento ocorreu na chegada a Santiago de Compostela, no norte.
Há pelo menos 70 feridos, segundo o governo local.

Do G1, em São Paulo
Comente agora
Pelo menos 56 pessoas morreram nesta quarta-feira (24) no descarrilamento de um trem de passageiros em Santiago de Compostela, no noroeste da Espanha, segundo o chefe de governo regional da Galícia, Alberto Nuñez Feijóo, citado pela agência de notícias Reuters após falar à uma TV local.
O acidente ocorreu às 20h41 locais (16h41 de Brasília), segundo a empresa, na chegada da estação local, e as causas ainda são desconhecidas, de acordo com o governo estadual.
Há pelo menos 70 feridos, 20 deles gravemente, de acordo com o governo local, que insistiu que esses números podem mudar.
mapa localiza santiago de compostela (Foto: Arte/G1)
O trem fazia o trajeto entre a capital espanhola, Madri, e a localidade galeca de Ferrol, a 95 quilômetros de Santiago de Compostela. Segundo a companhia ferroviária Renfe, o trem transportava 238 passageiros.
A agência Reuters, citando a rádio local, afirma que foi ouvida uma explosão antes do trem sair dos trilhos.
Segundo testemunhas, todos os 13 vagões descarrilaram, e há vários corpos cobertos por cobertores.
Muita fumaça e um pouco de fogo saía dos destroços.
"(O trem) estava indo muito rápido... Parece que em uma curva o trem começou a virar e os vagões se empilharam uns sobre os outros", disse o passageiro Ricardo Montesco à estação de rádio Cadena Ser.
"Um monte de pessoas foi esmagada na parte inferior. Nós tentamos ir para o fundo dos vagões para sair e percebemos que o trem estava queimando ... eu estava no segundo vagão e havia fogo ... eu vi cadáveres", disse.
Hipótese de acidente
O governo da Espanha acredita que a hipótese mais provável sobre o descarrilamento é que se trate de um acidente, segundo um porta-voz do premiê Mariano Rajoy.
Segundo ele, o presidente do governo espanhol está reunido emergencialmente com ministros para tratar do tema, e deve visitar o local na manhã desta quinta.
Santiago de Compostela, cidade natal de Rajoy, é conhecida como destino de uma antiga rota de peregrinação católica e mística.
O acidente ocorreu na véspera do Dia de Santiago, uma importante festa regional.
Equipes de resgatem trabalham no local do acidente na Espanha (Foto: Miguel Riopa/AFP)Equipes de resgate trabalham no local do acidente na Espanha (Foto: Miguel Riopa/AFP)

Nenhum comentário: